A 16ª grande festa do Famorine Esporte Clube

 

TADEU ARAÚJO – O Famorine Esporte Clube hoje representa o que tem de mais atuante como organização comunitária e esportiva de Bom Despacho. Isto fruto do trabalho incansável da diretoria, do departamento dos ex-atletas e amigos do Famorine, que amam e participam do bom funcionamento da entidade. Entre esses, estão alguns esportistas que, há décadas, participam desde a sua fundação no então pequeno e humilde bairro de Fátima.

O Famorine é, hoje, uma das glórias e orgulho esportivo e social das pessoas daquele bairro. Pessoas que são construtoras e testemunhas do espírito comunitário e solidário da população de um dos bairros mais desenvolvidos em valores urbanos e humanos de Bom Despacho.

Década por década, ano a ano, paciente e persistentemente, o clube do amor, da fé e da educação vem crescendo junto com o bairro que o assistiu nascer. Seu estádio, aos poucos, vai se modernizando, desde os tempos do Teodoro, do Vital, do Pedro do Sintico e outros que são pilares do crescimento e do prestígio do Famorine em nossa comunidade.

Participei, este ano, do 16º encontro do clube realizado pelo departamento dos ex-atletas. Um encontro de festa, alegria, amizade e congraçamento ente pessoas para um “comes e bebes”, para um papo animado, para um bingo emocionante, para boas músicas ao vivo, a cargo do simpático Churrasco & Filho. Todo ano expõe-se uma bela camisa da equipe de futebol, patrocinada por empresários amantes do esporte, para serem adquiridas pelos presentes. Daí a pouco rola uma partida de futebol com veteranos e de jogadores ainda na ativa. Depois vem o bingo com cinco premiações: 1º) Kit com uma bola de futebol, um litro de cachaça e uma galinha, doados por Ana Lúcia, fazendeira do Vilaça, Major Eudes e Rone; 2º) Vale-compra de R$ 200,00 e um quadro, doados pelo Fabinho da Quality; 3º) Vale-compra de R$ 200,00 doado pelo empresário Almir Rodrigues; 4º) Quatro caixas de cerveja doadas pelo empresário Gilberto da Plastibom e 5°) Uma casinha de boneca em madeira doada pelo Chico da Ração.

 

Os três guerreiros: Chico da Ração, Major Eudes e Berreca

Essas belas festas têm sido realizadas anualmente pelo departamento dos ex-atletas, cujo presidente é o Chico da Ração. Chico é um cara excepcional. Amigo, companheiro, bem relacionado na cidade. Pronto para assumir tarefas que as pessoas costumam confiar a ele, porque sabem de sua disposição e dos apoios que tem como ninguém na comunidade. O major Eudes, outro bravo guerreiro de ações comunitárias, me disse que sem o Chico não seria possível realizar a festa do Famorine. Para o sucesso desse encontro sempre é possível contar com a boa vontade e o espírito participativo do Berreca, lenda do futebol bom-despachense, onde jogou até depois de 40 anos de idade, principalmente no Famorine.

Quando esses três guerreiros se juntam é sucesso certeiro como a festa do Famorine.

 

Doação para a Santa Casa

Os organizadores dos encontros do Famorine têm repassado para pessoas carentes as carnes e outras sobras da festa ou todo o lucro do evento. Neste 16º evento, o lucro obtido foi revertido para a Santa Casa através da doação de 20 lençóis para o hospital. Eles já foram entregues pelos responsáveis em nome da comunidade do Famorine.

(Portal iBOM / Tadeu de Araújo Teixeira é professor, escritor e fundador da ABDL)

Tadeu Araújo

Tadeu Araújo Teixeira é professor, escritor, colunista e membro da ABDL

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *