Referendo avança e Vereadores recuam
Público foi à Câmara se manifestar. Vereadores apresentaram novo projeto diminuindo número de vagas.
Com a maioria das cadeiras tomadas pelo público, a Câmara Municipal de Bom Despacho-MG realizou na noite de segunda-feira (24/3) a 7ª sessão ordinária da Casa. Logo nos primeiros minutos os vereadores surpreenderam o público dando entrada com proposta que altera para 11 o número de vereadores do Legislativo bom-despachense.
Assinada por todos os vereadores, a Proposta de Emenda à Lei Orgânica n° 61/2025 “fixa em 11 (onze) o número de vereadores que compõe a Câmara Municipal de Bom Despacho/MG”. Na justificativa, os vereadores afirmam que “boa parte da população tem se manifestado contra a majoração do número para 15 (quinze) parlamentares”. A proposta está tramitando no SAPL (Sistema de Acompanhamento do Processo Legislativo).
Referendo avança
Enquanto isso, a coleta de assinaturas para o referendo avança a passos largos. Lançada na sexta-feira (21/3), até a publicação desta matéria a petição já tinha reunido mais de 2.120 assinaturas. Dessas, 1.728 por meio digital e 395 em papel. Qualquer eleitor pode assinar o documento pela Internet clicando AQUI.
Grupos de voluntários estão recolhendo assinaturas na Praça da Matriz e outros locais públicos. “Fizemos questão de ir à Câmara mostrar nossa insatisfação para os vereadores saberem que a população está contra o aumento das vagas e dos salários”, disse ao iBOM uma participante que pediu para não ter seu nome revelado.
Na sessão de 24/3, que teve manifestações do público, vereadores discursaram elogiando a presença das pessoas. Alguns vereadores também manifestaram indignação por ataques pessoais que estão recebendo em redes sociais devido à aprovação do aumento de vagas e salários pela Câmara. Falando em nome da Casa, o presidente Maique pediu que os internautas tenham “sensibilidade nessa questão” que, afirmou, atinge os familiares dos vereadores. (iBOM / Foto: Câmara Municipal).