Projeto Desenvolve inicia as aulas em Bom Despacho

 

Cem pessoas, com idades entre 15 e 42 anos, iniciaram curso profissionalizante de dois anos de duração para se tornarem desenvolvedores de sistemas. O curso é pago pelo município. Maioria dos alunos vem de Escolas públicas de Bom Despacho/MG. Alta qualificação dos candidatos surpreendeu os especialistas.

Começou o projeto Desenvolve Bom Despacho, curso profissionalizante gratuito com 2 anos de duração oferecido pela Prefeitura Municipal em parceria com UFMG e Sebrae. O lançamento do curso foi realizado no auditório do antigo Sesc, dia 18/3, com participação dos 100 alunos aprovados no processo seletivo do projeto. No evento, cada participante recebeu um kit gratuito do curso contendo um notebook, acesso à internet 4G, teclado ABNT2, mouse, suporte de notebook, mochila e camiseta do projeto.

Mais de mil candidatos residentes em Bom Despacho se inscreveram para a seleção do projeto Desenvolve. Na modalidade de ampla concorrência foram 34 candidatos por vaga. Nas vagas destinadas às Escolas públicas foram 12 candidatos por vaga, enquanto naquelas exclusivas para PCDs (pessoas com deficiência) foram 4 candidatos por vaga.

Foco em tecnologia

Em entrevista ao portal iBOM, o coordenador de expansão do projeto, Ed Nelson Rodela, disse ter ficado surpreendido “com a qualidade do ser humano que está se candidatando”. O primeiro colocado entre os candidatos de ampla concorrência acertou 39 das 40 questões da prova – rendimento de 96%. O candidato colocado em 50° lugar fez 26 acertos (rendimento de 65%) e o 100° colocado acertou 25 questões (62,5% de rendimento). “É o início de uma nova era. Uma nova era de um Bom Despacho focado em tecnologia, focado em desenvolvimento de tecnologia, exportando isso para o mundo inteiro”, afirmou Ed Nelson.

O iBOM apurou que os 100 candidatos aprovados têm idades entre 15 e 42 anos. Segundo a Prefeitura, na sua maioria são pessoas oriundas de escolas públicas do município, com renda familiar de 1 a 3 salários.

Também ouvido pelo portal iBOM, o ex-secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico de Minas, Fábio Veras, chamou a atenção para o que chamou de “oportunidade transformadora” em Bom Despacho. Segundo ele, “um programador de tecnologia consegue multiplicar valor com salário, com renda e com negócios que ele cria”.

Programação de computadores

O projeto Desenvolve Bom Despacho terá duração de 2 anos (1.200 horas) com aulas presenciais e à distância. O curso é pago pelo município. Nele os alunos vão aprender sobre programação de computadores, tecnologia da informação (TI) e comunicação. O iBOM apurou que haverá também ciclos de palestras, encontros presenciais e acompanhamento psicopedagógico. O aluno terá apoio de professores através de mentoria online 12h por dia e ainda aulas de Inglês. (Reportagem iBOM / Foto: Projeto Desenvolve BD)

O que disseram os participantes do evento

Bertolino: transformar vidas
“Hoje, o grande desenvolvedor de uma sociedade é a tecnologia. Inicialmente foram programadas 50 vagas para o projeto Desenvolve, mas o nível dos inscritos foi tão bom que tivemos de expandir para 100 vagas. Temos aqui hoje um grupo seleto de bom-despachenses de nível elevado que vão transformar suas vidas e a vida de Bom Despacho”. (Bertolino da Costa, prefeito municipal)

Ed Nelson: oportunidade transformadora
Falou sobre Inteligência Artificial e os potenciais que ela traz para desenvolvedores de sistemas e destacou o alto nível dos candidatos aprovados no processo seletivo “que teve nível de concurso público”. Ed definiu o projeto como “oportunidade que bateu na porta e é verdadeiramente transformadora”. (Ed Nelson Rodela, coordenador de expansão do Projeto Desenvolve)

Virgínia Fernandes: mudar sua vida
“Entrem de cabeça, estudem, porque educação é transformadora. Que cada um possa mudar a sua casa e a sua vida com a tecnologia que vão aprender no projeto Desenvolve Bom Despacho”. (Virgínia Fernandes, diretora pedagógica).

Evilásio: não desperdicem a oportunidade
Afirmou que o projeto Desenvolve fornece até conexão Internet para garantir que o aluno tenha acesso a todos os equipamentos e serviços necessários para bom aproveitamento do curso. “Equipamento é importante para estudar e pesquisar. Não desperdicem a oportunidade”, afirmou. (Evilásio Pinheiro, CEO).

Fábio Veras: protagonistas da mudança
Afirmou que “empreender leva pessoas comuns a fazer coisas extraordinárias” e destacou que os 100 alunos que estão iniciando o projeto são protagonistas da mudança para um futuro melhor. “Investimento em tecnologia como acontece em Bom Despacho traz retorno múltiplo”. Segundo ele, a cidade “lidera em tecnologia e inovação no Centro Oeste de Minas” e o Projeto Desenvolve é “modelo para outras cidades do Brasil”. (Fábio Veras, ex-secretário de Desenvolvimento Econômico de MG).

 

One thought on “Projeto Desenvolve inicia as aulas em Bom Despacho

  • 27 de março de 2024 em 00:37
    Permalink

    Que legal esta iniciativa; tomara surjam grandes ideias na cidade a partir desse grupo de desenvolvedores. Lendo um livro da Suno Investimentos soube que o desenvolvedor por trás da implantação do Status Invest, ferramenta largamente utilizada por investidores, analistas, consultores, e profissionais do mercado financeiro, é uma pessoa da cidade de Divinópolis.
    São diversas ferramentas para análise de ativos financeiros e demonstrações financeiras de empresa, séries históricas com diversas métricas de análise fundamentalista, gestão de carteira, comparação do desempenho de empresas do mesmo setor.
    Dentro da área Educação Financeira tem sido observados grandes avanços e disseminação de conhecimentos por meio de mentorias, plataformas de streaming e EAD, todos focados em escolha de corretoras, tributação, taxas diversas, valuation, análise de riscos, macroeconomia, correlações entre ativos, estratégias de investimentos, métricas, indicadores, vieses comportamentais, ciclos do mercado, renda fixa, renda variável.
    Quem sabe alguém dessa turma de desenvolvedores vai dar show nessa área também, além de outras.

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *