Escola Maria Guerra, do Engenho, celebrou 107 anos

 

A Escola Maria Guerra, no distrito do Engenho do Ribeiro, em Bom Despacho/MG, completou 107 anos de fundação dia 15 de março. A data foi comemorada pela Escola com palestra do escritor Geraldo Rodrigues da Costa, o Geraldinho do Engenho, ex-aluno do estabelecimento. “Geraldinho, membro da Academia Bondespachense de Letras e o mais produtivo escritor de Bom Despacho, morador aqui do Engenho, veio nos relatar fatos importantes da época” em que estudou na Escola, explicou ao iBOM a supervisora Marli Marques.

Fundação

A Escola foi instalada em 15.03.1917 pelo então presidente da Câmara Municipal, Pedro de Paula Gontijo. Chamada de Escola Mista Municipal do Povoado do Engenho, ela começou a funcionar numa pequena casa onde a professora Maria Guerra deu aula durante 30 anos para os moradores da comunidade.

Em 1948, em terreno doado por Guilhermino Rodrigues Filho, o Estado construiu uma sala de aula e uma residência para a professora Dona Geralda. Após seu falecimento, em 1952, a residência foi transformada em sala de aula. No local funcionava da 1ª à 4ª série. Em 1983 o governo estadual demoliu o imóvel e construiu a Escola Maria Guerra.

Hoje, com nove salas de aula e equipe de 42 profissionais, a Escola Maria Guerra acolhe 200 alunos em 3 turnos, dos anos iniciais do Ensino Fundamental ao 9° ano e também Ensino Médio. (Reportagem iBOM / Foto: Escola Maria Guerra).

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *