Cooperbom investe em novos laboratórios e em energia solar

 

Cooperativa montou laboratório de análises de solo para atender antiga demanda de cooperados. Junto com ele inaugurou também uma usina fotovoltaica que gera toda a energia consumida pela empresa e outro laboratório só para análise de leite.

A Cooperbom inaugurou na quinta-feira (21/3) o CooperLab, seu laboratório especializado em análise de solos e bromatologia de silagens. Montado junto à unidade Ana Rosa, o CooperLab é resultado de investimentos de R$ 1,8 milhão da Cooperbom para atender aos seus associados. “É o mais moderno e bem equipado laboratório da região e um dos melhores de Minas Gerais na atualidade”, garantiu ao iBOM o diretor comercial da Cooperbom, Enes Fialho.

Análise de solo

A análise de solo é um procedimento importante na agricultura, apurou o iBOM. Através dela é possível avaliar a fertilidade do terreno, seus níveis de nutrientes e sua capacidade de suporte para o plantio da safra. A partir dos resultados da análise do solo os técnicos recomendam as quantidades de corretivos e fertilizantes a serem aplicados na terra, bem como o manejo necessário para alcançar mais rendimento da lavoura.

Até então, como não havia laboratório em Bom Despacho, era necessário enviar as amostras de solo para serem analisadas em outras cidades. O resultado demorava até 50 dias para ficar pronto. “Essa demora trazia prejuízos para o produtor, que dependia do resultado para comprar os fertilizantes e iniciar o preparo do terreno para o plantio’, disse Enes ao iBOM. O crescimento da área plantada no município de Bom Despacho e região aumentou ainda mais a demanda pelo serviço e o tempo de espera dos produtores. “Agora, com o CooperLab, os resultados vão sair em menos de uma semana”, afirmou o diretor comercial. CLIQUE E VEJA O VÍDEO de Enes Fialho.

O novo laboratório vai atender aos cooperados e também aos produtores rurais de toda a região que precisarem do serviço.

Usina fotovoltaica

Junto com o CooperLab, a diretoria da Cooperbom inaugurou também a usina fotovoltaica do Ana Rosa e o laboratório de análise de leite acoplado à sua indústria de laticínios, que funciona no mesmo local.

A usina fotovoltaica do Ana Rosa faz parte de um complexo composto por mais duas usinas instaladas na Fazenda e no Supermercado Cooperbom. Juntas, as três unidades geram um total de 70.000 kwa, energia suficiente para atender todo o consumo da Cooperbom. “A sustentabilidade é uma das preocupações da empresa”, assegurou Fialho.

Laboratório de análise de leite

Já o laboratório de análise de leite atende à indústria da Cooperbom, onde são fabricados os produtos Mavero, e também os cooperados. “É uma garantia a mais da qualidade do leite e dos derivados lácteos produzidos pela Cooperativa”, disse Enes ao iBOM. O laboratório, que é o único existente em Bom Despacho, também vai prestar serviços de análise de leite para outros laticínios e produtores não cooperados.

Assembleia geral

Neste domingo (24/3) a Cooperbom realiza a sua assembleia geral de 2024. Além de analisar a prestação de contas de 2023, a assembleia vai eleger a nova diretoria e o novo conselho fiscal da empresa.

A atual diretoria – formada por Fulvinho Cardoso, Carlos Humberto de Araújo e Enes Fialho – disputa a reeleição em chapa única. Falando ao iBOM, Enes Fialho destacou as metas da diretoria para os próximos 4 anos na Cooperbom. Veja quais são elas no quadro abaixo. (Reportagem iBOM / Fotos: Setor de Marketing Cooperbom).

Metas da diretoria para 2024-2028

  • Ampliar o projeto de consultoria agrícola e veterinária para os cooperados
  • Abrir lojas de defensivos agrícolas em Martinho Campos e Santo Antônio do Monte
  • Criar uma central de compras em conjunto com outras 30 cooperativas da CCPR
  • Ampliar a unidade de Estrela do Indaiá
  • Comprar uma área de 3 hectares para ampliar a unidade do distrito do Engenho do Ribeiro
  • Formalizar parceria com laboratório para fornecer embriões de alto padrão genético a custo menor para os cooperados.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *