Presença de Caititu na Praça da Matriz chamou a atenção
Animal capturado em Luz/MG estava sendo levado por policiais militares do meio ambiente para centro de reabilitação em Divinópolis/MG
A presença de policiais militares de meio ambiente com um animal na Praça da Matriz de Bom Despacho/MG no final da manhã desta segunda-feira (16/10) chamou a atenção das pessoas que passavam pelo local. Para muita gente tratava-se de um javali. O animal estava dominado pelos militares. Fotos do caso repercutiram em redes sociais da cidade.
O iBOM apurou que o animal em questão era um Porco do Mato que foi capturado no último sábado (14/10) na cidade de Luz/MG pela Polícia Militar de Meio Ambiente (PMMAmb). O animal, também conhecido como Caititu ou Cateto, estava sendo levado por uma equipe policial de Luz para o Centro de Triagem e Reabilitação de Animais Silvestres (CETRAS), em Divinópolis.
O tenente Daniel de Oliveira Bernardes de Carvalho, comandante do 3° Pelotão de Meio Ambiente da PMMG, informou ao portal iBOM que não houve nenhum chamado para capturar javali na Praça da Matriz. Segundo ele, uma guarnição da PMMAmb de Bom Despacho passava pela Praça quando encontrou os militares de Luz, que haviam parado no local para reforçar a caixa na qual o caititu estava preso. “Aí os militares de Bom Despacho ofereceram apoio caso os colegas de Luz precisassem de algum material do nosso pelotão”, explicou ao iBOM o tenente Daniel.
Segundo o militar, muitas pessoas que passavam pelo local viram a cena e ficaram curiosas indagando se era um javali. Pouco depois, o caititu seguiu viagem para o centro de reabilitação.
De acordo com especialistas, o porco do mato, ou caititu, chega a pesar até 30kg, é uma espécie selvagem e agressiva, que pode oferecer risco ao ser humano. (Reportagem portal iBOM / Foto de rede social)