Bombeiros resgatam vaca e ouriço cacheiro em BD
Ouriço cacheiro estava numa quadra esportiva. A vaca atolou no fundo de um barranco no Quenta Sol
Dois animais foram resgatados pelo Corpo de Bombeiros na zona urbana de Bom Despacho no último final de semana. Primeiro foi uma vaca que caiu num barranco e ficou atolada dentro de um córrego. O segundo foi um ouriço cacheiro, também conhecido como porco-espinho, que subiu na grade de uma quadra.
Conforme apurou o Portal iBOM, a vaca caiu num barranco em área de mata do Quenta Sol, próximo à antiga Delegacia de Polícia. Segundo informaram os Bombeiros, ela caiu no local durante a noite, ficou atolada e só foi encontrada no dia seguinte já debilitada pelo esforço de tentar sair. Usando técnica de salvamento terrestre a corporação retirou a vaca do atoleiro sem ferimentos e a deixou aos cuidados do dono.
Ouriço cacheiro
Na tarde do domingo, a corporação foi chamda para resgatar um ouriço cacheiro que estava em cima de uma grade de proteção da quadra da Vila Militar, a cerca de 5 metros de altura. De acordo com um bombeiro ouvido pelo Portal iBOM, o animal provavelmente veio da Mata do Batalhão para a quadra.
O Corpo de Bombeiros lembra que maltratar animais silvestres é crime ambiental e ressalta que o ouriço cacheiro, ao contrário do que muita gente pensa, não consegue lançar seus espinhos. Ele se alimenta de frutas e folhas e, “se não for tocado, é um animal lento e inofensivo” para as pessoas.
O ouriço cacheiro foi capturado usando um puçá – que é uma rede montada numa haste de metal. De acordo com apuração do Portal iBOM, é um animal ainda jovem e pequeno. Após ser capturado ele foi solto pelos Bombeiros numa reserva ecológica protegida. (Portal iBOM / Fotos e vídeo: Corpo de Bombeiros de Bom Despacho).