Prefeito assina ordem de serviço para cercamento da Mata do Batalhão

 

Roberta Gontijo Teixeira – Nesta terça-feira (27/9), na sede da Prefeitura de Bom Despacho, o prefeito Bertolino da Costa e o novo secretário municipal do Meio ambiente, Leandro Eustáquio de Matos Monteiro, reuniram o grupo SOS Mata e o comandante do 7º BPM, tenente-coronel Renato Pinheiro, para acompanhar a assinatura da ordem de serviço para o início do cercamento da Mata do Batalhão.

Área verde, no centro da cidade, dotada de nascentes, legado histórico primoroso, a Mata do Batalhão ocupa 39 hectares de ricas fauna e flora. Segundo a assessoria do Prefeito, o recurso a ser utilizado para fazer o cercamento já está garantido através de emenda parlamentar apresentada pelo deputado federal Luís Tibé.

O passo dado hoje é apenas uma etapa, fruto de uma luta de quase 30 anos. É colheita do empenho de várias pessoas que, em diferentes etapas, buscaram a preservação e manutenção da Mata do Batalhão.

Muitas etapas ainda virão, tais como a formalização do Parque, a criação de um plano de manejo, as ideias e os projetos a serem implementados, a utilização responsável do espaço e outras mais.

É necessário que a comunidade abrace a ideia. Saímos de Bom Despacho tantas vezes em busca de lugares que nos permitam relaxar e ter contanto com a natureza. Por que não criar uma área de lazer e preservação aqui, no coração da nossa cidade? Por que não usa-la como fonte de prazer, diversão, contemplação da natureza, turismo, arrecadação e preservação? Juntos podemos pensar melhor.

A mata hoje é um campo de possibilidades infinitas e se soubermos achar um caminho para entender suas demandas e potenciais, podemos ter ao nosso alcance um local muito promissor e especial para a atual e as futuras gerações.

FOTO ACIMA: Da esquerda para a direita estão, em pé: Carlos Gilberto, Elda, Alcides, Tadeu, o secretário Leandro Eustáquio, Alípio, prefeito Bertolino, a representante da empresa que fará o cercamento, Luma Oliveira, o comandante Renato Pinheiro e o secretário de Obras Fábio Santos; sentadas: Juliana e Roberta.

Roberta Gontijo Teixeira é bacharel em Direito, ambientalista e servidora pública federal em BD.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *