Implantação de UPA ampliará atendimento médico emergencial

PREVISÃO É UNIDADE DE PRONTO ATENDIMENTO FICAR PRONTA EM OUTUBRO

Está prevista para o final de outubro a conclusão da reforma feita no prédio do PA para transformar o local numa UPA (Unidade de Pronto Atendimento). As obras incluem a implantação de uma Sala Vermelha com equipamentos específicos para atender situações de emergência, ampliação da área de atendimento ao público, construção de banheiros maiores adaptados para pessoas com deficiência física, além de outras medidas previstas pelo Ministério da Saúde.

Para diminuir o impacto no atendimento da unidade, as obras estão sendo executadas em partes.

Ampliação do atendimento

Com a transformação do PA em UPA (Unidade de Pronto Atendimento), Bom Despacho receberá mais recursos financeiros do Ministério da Saúde. Hoje, o município paga R$ 430 mil por mês à Santa Casa para manter o PA funcionando. Esse pagamento é feito com recursos próprios. Quando a UPA estiver funcionando, a Prefeitura passará a receber R$ 135 mil mensais do Ministério da Saúde para ajudar no custeio do atendimento.

“Com esses recursos extras vamos aumentar as equipes de saúde, o número de médicos plantonistas e de especialidades, bem como expandir o atendimento de urgências e emergências”, explicou o prefeito Bertolino da Costa ao Jornal de Negócios.

Habilitação no Ministério da Saúde

A implantação da UPA Bom Despacho com mais serviços já foi aprovada no Comitê de Urgência e Emergência da Macrorregião de Saúde. Concluída a reforma, a Prefeitura pedirá a habilitação da nova unidade no Ministério da Saúde, explicou Bertolino.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *