Relatório mostra falhas da Copasa em Bom Despacho
DOCUMENTO APONTA INTERRUPÇÕES NO ABASTECIMENTO DE ÁGUA DE 2017 A 2021
A Procuradoria do Município notificou a Copasa para enviar um relatório de todas as interrupções ocorridas no fornecimento de água e no tratamento de esgoto em Bom Despacho nos últimos 5 anos. Na notificação, a Prefeitura afirma ser “recorrente a interrupção total ou parcial no fornecimento de água e no tratamento de esgoto sanitário do município”. Diz ainda que essas ocorrências causam “transtornos e prejuízos (…) à população de Bom Despacho” e aponta a “incapacidade que a Concessionária demonstrou em prestar serviço de qualidade, de forma contínua, e de modo a satisfazer às necessidades da população”.
O relatório exigido pela Procuradoria foi enviado pela Copasa. Nele, a concessionária lista 59 interrupções – 21 no abastecimento de água e 38 no tratamento de esgoto – ocorridas entre 25.08.2017 e 10.02.2021. Emitido pela Gerência Regional da Copasa em Divinópolis, o documento – a que o IBOM teve acesso – informa data, ocorrência, horário de início e término da interrupção e endereço da ocorrência.
Mas no relatório a Copasa informa ter listado apenas as paralisações emergenciais ou programadas “com duração superior a 12 horas”. Segundo a concessionária, “interrupções de pequena monta (especialmente aquelas de curta duração, em pequenas regiões ou que não tragam impacto significativo para o serviço), conforme prevê a legislação, não precisam de comunicação formal, e por isso a Copasa MG não tem registro”.
Considerando apenas as paralisações informadas pela Copasa, em pouco mais de 3 anos ocorreram em média 1,5 interrupções graves por mês nos serviços de água e tratamento de esgoto em Bom Despacho.
Se contar paralisações de curta duração – que a Copasa não listou – o cenário é ainda pior.