Dia 11/4 o 7° Batalhão lança o filme “O Machado de Prata”
“Nossa intenção é mostrar a importância histórica e cultural do 7º Batalhão para a comunidade”, disse ao iBOM o tenente-coronel Luciano Antônio dos Santos, comandante da unidade.
Na próxima quinta-feira (11/4), a partir das 18h30m, o 7° Batalhão faz o lançamento oficial do filme “O Machado de Prata”. Com duração de 30 minutos, a produção mostra a história do 7° Batalhão desde 1931 – ano em que foi instalado – até os dias de hoje. O projeto foi idealizado pelo tenente-coronel Luciano Antônio dos Santos, comandante do 7° BPM, visando resgatar e preservar a história da unidade sediada em Bom Despacho/MG.
Riqueza histórica, diz comandante
“Nossa intenção é mostrar a importância histórica e cultural do 7º Batalhão para a comunidade”, disse ao iBOM o comandante. Segundo ele, o filme “não esgota o tema, mas aguça o interesse pela história. Através dele as pessoas descobrem que existe uma riqueza histórica muito grande dento do 7° Batalhão. Queremos compartilhar essa riqueza com a comunidade, que é a detentora da história”.
Entre os pontos históricos pouco conhecidos do público está o obelisco em frente ao prédio principal que tem nele gravados os nomes dos policiais militares que tombaram lutando na Revolução Constitucionalista de 1932. Outro ponto de destaque é o Memorial do 7° Batalhão, que tem no seu acervo documentos, fotos, equipamentos e armas da época.
Policiais foram atores

Com roteiro dos sargentos Clécio Paulo e Denis Pereira, o filme “O Machado de Prata” aproveita o acervo fotográfico da corporação como referência para reconstituir cenas do passado. Os atores são os policiais que servem na unidade. Mais de 100 militares foram envolvidos na produção e passaram por treinamento para atuar. Não há nenhum ator profissional entre os figurantes. O filme mescla também imagens atuais da PM trabalhando na cidade e na zona rural.
“O filme mostra Bom Despacho como celeiro de policiais militares, o lado humano da corporação e também um pouco da história da Banda de Música do 7° BPM”, disse ao iBOM o sargento Denis Pereira.
As gravações foram feitas em julho e agosto de 2023, com locações em Bom Despacho, Belo Horizonte e Passa Quatro, cidade mineira na divisa com o Estado de São Paulo, região onde ocorreram os conflitos da Revolução Constitucionalista de 1932.
Lançamento
A exibição do filme “O Machado de Prata” será feito num telão montado no pátio do 7° Batalhão, com presença de autoridades. O evento, feito em parceria com a Prefeitura de Bom Despacho, é aberto ao público e será presidido pelo coronel Wemerson Lino Pimenta, comandante da 7ª Região da PM.
Após a exibição do filme a Banda de Música do 7° Batalhão vai apresentar um concerto com repertório formado exclusivamente por músicas de filmes de sucesso no cinema. (Reportagem iBOM / Foto: iBOM).