Sebrae reafirma apoio a projeto de derivar água para Rio Picão

EM REUNIÃO COM BERTOLINO, MELLES DISSE QUE PROJETO FICA PRONTO ESTA SEMANA

A construção de um canal levando água do Rio São Francisco para o Rio Picão foi o tema principal do encontro entre o prefeito Bertolino da Costa com o presidente nacional do Sebrae, Carlos Melles, realizado segunda-feira (dia 1º) na cidade de São Sebastião do Paraíso, no Sudoeste de Minas.

Melles reafirmou para Bertolino que o Sebrae continuará investindo recursos técnicos e financeiros na implantação do projeto em Bom Despacho. Durante o encontro, o presidente do Sebrae chegou a ligar para o ex-ministro Alysson Paulinelli – idealizador e orientador do projeto. Paulinelli informou que o projeto básico de engenharia da obra fica pronto esta semana.

A derivação de água tem como objetivo “ampliar e melhorar a área irrigável no vale do Rio Picão” através da “captação de 4 m3/s de água no Rio São Francisco e seu lançamento na nascente do Rio Picão”.

O aumento na vazão de água do Rio Picão permitirá, conforme o estudo, “irrigar 5.000 hectares de terras no vale do rio e garantir o melhor funcionamento dos pivôs de irrigação já instalados, ampliando a produção de grãos na região em 60.000 toneladas/ano”.

 

Fortalecer o agronegócio

Ouvido pelo IBOM, Carlos Melles afirmou que a derivação de água “será um marco não apenas para Minas Gerais, mas para o Brasil: a água sairá do São Francisco, irá para o Rio Picão e depois voltará para o São Francisco. Nesse trajeto, fortalecerá o agronegócio irrigando as terras férteis de Bom Despacho e Martinho Campos, gerando muitos empregos e mais produção nesses municípios”.

O estudo prévio do projeto – chamado de Zoneamento Ambiental e Produtivo (ZAP) já foi feito nas áreas do Rio Picão e do Córrego dos Machados. Ele mostra a disponibilidade hídrica da área, seu uso e ocupação, bem como as necessidades de revegetação. Os resultados do ZAP foram apresentados em evento realizado no Sindicato Rural de Bom Despacho dia 15 de dezembro passado.

>> Veja a apresentação do ZAP clicando AQUI

Segundo o prefeito Bertolino da Costa, a derivação “pode mudar o futuro do município”. Ele disse ao Jornal de Negócios que o aumento do volume de água no Rio Picão permitirá “expandir a área irrigável no seu entorno e produzir milhares de toneladas a mais de grãos. Trará uma riqueza enorme para o município através do agronegócio, gerando milhares de empregos diretos e indiretos e impulsionando o desenvolvimento de Bom Despacho”.

 

Cidade Cibernética

No encontro, Carlos Melles assegurou também a Bertolino o apoio do Sebrae para implementar em Bom Despacho o projeto Cidade Cibernética – que fomentará a criação de startups no município. Startups são definidas como empresas inovadoras, com baixos custos de manutenção, que surgem a partir de modelos de negócios inovadores, conseguem crescer rapidamente e gerar lucros cada vez maiores.

O empresário Cristiano Melles, um dos desenvolvedores do Investidor Online, site de compra e venda de ações online da corretora Hedging Griffo e empresário do setor de alimentação em vários estados brasileiros, participou da reunião e conheceu o projeto da Cidade Cibernética apresentado por Bertolino. Cristiano participou do “Empreendedores Endeavor, organização que promove o empreendedorismo nos países em desenvolvimento e preside atualmente a Associação Nacional de Restaurantes. Ele assegurou apoio à iniciativa em Bom Despacho.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *