Marco Túlio Resende estreia com livro para ler e sonhar

 

Para livro de estreia, autor buscou seus personagens na sua infância e juventude, passadas em Bom Despacho/MG, e também em Goiás, para onde se mudou em 1987.

TADEU ARAÚJO – Lá de Goiás, onde mora desde 1987, o bom-despachense Marco Túlio Gontijo Resende nos enviou o seu livro de estreia nas artes literárias. É uma obra deliciosa, com contos, como ele mesmo anunciou, feitos para ler e sonhar. Uma obra bucólica e interiorana, inspirada no ambiente e na existência simples e encantadora desse povo bom do interior sertanejo de Minas e Goiás.

São crônicas e filosofias desta gente dos tempos que passaram e nos encantaram com a linguagem e o jeito de falar e de viver do povo caipira com quem os pais de Marco Túlio conviveram e ele mesmo conviveu em sua infância, adolescência e início de sua juventude, parte em Bom Despacho e depois no estado de Goiás, até sua maturidade. E foi nessas fontes que ele buscou personagens com quem nós hoje podemos nos identificar ao lermos as histórias e personagens encantadoras, batizados com nomes originais e atraentes como Pomarzim, Zé do Antõe do Tio Toco.

Os outros personagens que pululam pelas páginas do universo literário de Marco Túlio são Romarzim, o sr. Divino e dona Piabinha, Beiço de Purga, Wilmarzim, o Turco Salim, Ditim Farmacêutico, o Pastor Curió, Dona Mindinha, Tizil, Badião e Tenébrio. Tem o Brechó, o Mauricim, o Manelão e o Jamanta…

E com mais indivíduos de nomes assim se vai formando a comunidade, os causos e a vivência desta gente que saiu da cabeça do escritor para chamar a atenção e dialogar muito humanamente com seus leitores, como eu e você, de Goiás, de Bom Despacho e de outros rincões.

Parabéns, Marco Tulim Gontijo Resendim por sua obra gostosa de ler e por sua estreia no mundo das letras.

Uma família de escritores

Na família do saudoso dentista Dr. Geraldo Ribeiro Resende, tão estimado e respeitado em Bom Despacho com sua esposa e filhos, que se mudaram mais tarde para Goiás, temos mais dois escritores. Seu filho Fernando Humberto de Resende é autor de três livros de valor histórico-literário para nossa cidade. Sua mãe, Zilah Gontijo de Resende, aos 95 anos de idade, leva uma vida saudável, produtiva e com vigor. Recentemente ela se tornou escritora, com um belo livro, prova de sua clarividência intelectual, comemorando a arte da vida com prazer.

Biografia

Marco Túlio Gontijo Resende nasceu em Bom Despacho, aos 6 dias do mês de abril de 1966. Filho de Geraldo Ribeiro de Resende e Zilah Gontijo de Resende. Casado com Jesuína Torres de Resende. Tem o filho Lucas e a filha (nora) Natália Nunes Costa Resende.

Morou em Bom Despacho até 1987, quando mudou para Goiânia, onde fez o Curso Técnico de Segurança do Trabalho. Posteriormente foi fazer estágio em uma usina em Santa Helena de Goiás e lá trabalhou por mais de 25 anos. Atualmente é proprietário da MT Treinamentos. Atua como instrutor para treinamentos de máquinas, treinamentos agrícolas, treinamentos industriais agrícolas, operacionais e segurança de trabalho. Na ociosidade causada pela pandemia de 2019, começou a passar para o papel os fatos vividos ou contados, resultando nos causos aqui contidos no seu livro de estreia.  (Portal iBOM / Tadeu de Araújo Teixeira é professor, escritor e fundador da ABDL / Foto do alto: Marco Túlio com a esposa Jesuina em 2017 – Arquivo pessoal Marco Túlio).

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *