Arboviroses: afinal de contas, que bicho é este?

 

Tempo de leitura: 3min30s

FERNANDO CABRAL – A palavra arbovirose está na moda. Médicos, biólogos e técnicos da área sabem o que se significa. Assim se espera. O cidadão comum, porém – aquele que sofre com as arboviroses – nem sempre sabe.

A prefeitura publica esporadicamente um Boletim Arboviroses. Em matéria de novembro de 2019 publicada na sua página explica que arboviroses são doenças causadas por vírus como da dengue, zika e febres chikungunya e amarela que são ou podem ser transmitidos pelo Aedes aegypti.

Sim, arbovírus são vírus transmitidos por artrópodes. Entre eles, o mosquito-da-dengue. O nome esquisito é formado por duas palavras gregas coladas com uma palavra inglesa: arthropodes borne vírus. Significa vírus que é transportado (borne) por artrópodes.

Artrópodes, por sua vez, são animais que têm um esqueleto do lado de fora (exoesqueleto) e cujas patas e partes do corpo são articuladas. Artro significa junta, articulação. Exemplos: mosquitos, carrapatos, pernilongos, pulgas, escorpiões, percevejos.

Se qualquer vírus patogênico é transportado por um animal destes, ele é uma arbovirose. São mais de quinhentos conhecidos e eles são responsáveis por mais de cem doenças. Entre nós, atualmente, as mais conhecidas são dengue, zika, chikungunya e febre amarela.

Mas há também doenças transportadas por artrópodes que não são viroses. Por exemplo, a leishmaniose é transmitida por mosquito, mas é provocada por um protozoário. A peste bubônica é transmitida pela pulga, mas é provocada por uma bactéria. Por isto não é correto chamá-las de arboviroses.

As doenças provocadas por vírus geralmente não têm tratamento específico. Não há, por exemplo, um antibiótico ou viricida (matador de vírus) que se possa dar ao paciente e acabar com o vírus. Por isto o doente é tratado conforme seus sintomas e sinais. No caso da dengue não grave, hidratação e analgésicos (muitos anti-inflamatórios são perigosos). No caso da dengue grave (também chamada hemorrágica), pode ser necessário internação e até UTI.

O mosquito-da-dengue se multiplica rapidamente e consegue ocupar todos os espaços em nossas casas. Ele não chama a atenção, porque não tem voo barulhento como o pernilongo. Além disto, sua chupada não incomoda como a do pernilongo incomoda. Uma vez contaminada, a fêmea pode continuar infectando humanos por trinta dias e até mais. Por isto é comum mais de uma pessoa pegar dengue na mesma casa ou na vizinhança. Dependendo dos ventos, a fêmea pode atingir casas até uma distância de trezentos metros ou mais.

Por tudo isto, há uma coisa que todos nós devemos fazer: impedir a multiplicação do mosquito. Para isto, a principal medida é a limpeza de todos os lugares onde se possa acumular água. Este é um trabalho que não pode parar. Quando para, milhares de pessoas ficam doentes e algumas morrem.

Só nas primeiras seis semanas de 2024 Bom Despacho teve mais de 2000 casos de dengue. Foram quatro mortes. Estamos no início do ano e já superamos os piores anos da história da doença na cidade.

Agora que você sabe o que é arbovirose e os perigos que representa, faça sua parte: não deixe o mosquito se reproduzir em sua casa. Você sabe o que fazer: não deixar água parada.  (Portal iBOM / Fernando Cabral é licenciado em Ciências Biológicas, advogado, auditor federal e ex-prefeito de Bom Despacho / Foto/vídeo: Arquivo).

 

One thought on “Arboviroses: afinal de contas, que bicho é este?

  • 28 de fevereiro de 2024 em 08:52
    Permalink

    E o prefeito que não faz nada? Cadê os carros e motos com fumacê?

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *