Prefeitura monta Unidade Sentinela no salão do Lions

 

Objetivo é atender pessoas com sintomas de dengue e desafogar o PA. Unidade Sentinela foi montada no salão do Lions Clube, em frente à Santa Casa. O iBOM apurou que no local haverá equipes médicas para fazer diagnóstico, medicação, reidratação e acompanhar evolução dos pacientes.

Começa a funcionar na quinta-feira (22/2) a Unidade Sentinela montada pela Prefeitura de Bom Despacho/MG para atender exclusivamente pessoas com sintomas de dengue, zika e chikungunya. A Unidade Sentinela vai funcionar no salão do Lions Clube, em frente ao Pronto Atendimento, todos os dias das 7 às 19 horas. O local foi escolhido por estar próximo da Santa Casa, facilitando a internação da pessoa se for necessário.

Na Unidade Sentinela haverá equipes de saúde para fazer diagnóstico, medicar, reidratar e acompanhar a evolução de pessoas com sintomas de dengue. Funciona como um hospital de campanha, com macas e cadeiras de hidratação. O atendimento é feito por médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem treinados para lidar com arboviroses.

Entrevistada pelo iBOM, a secretária de Saúde, Tamara Bicalho, disse ao site que a Unidade Sentinela foi montada para agilizar o atendimento das pessoas e desafogar o PA e as Unidades Básicas de Saúde. “Todas as pessoas com sintomas de dengue devem procurar a Unidade Sentinela instalada no salão do Lions”. De acordo com Tamara, o tempo de espera no local será menor que no PA.

O portal iBOM apurou que, na Unidade Sentinela, pacientes com dengue do Tipo A (mais branda) serão atendidos, medicados e liberados em seguida. Pacientes do Tipo B (pessoas com condição especial ou outras doenças) serão medicadas e vão receber hidratação venosa, permanecendo no local até a melhora do quadro para depois serem liberadas. Nos dois casos, Agentes Comunitários de Saúde (ACS) vão acompanhar a situação da pessoa em casa. Se necessário ela deverá retornar à Unidade Sentinela.

Já pacientes dos Grupos C e D, que são os quadros mais graves, serão atendidos na Unidade Sentinela e logo após encaminhados para internação na Santa Casa, evitando longas esperas no Pronto Atendimento. (Reportagem iBOM / Foto: Google Inc).

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *