O Instituto Federal está chegando em Bom Despacho

 

FERNANDO CABRAL – Na manhã desta quinta-feira (8/2) o Presidente anunciou a autorização para a instalação, em Bom Despacho/MG, de uma unidade do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia. Estes centros de educação são mais conhecidos como Instituto Federal, ou IF. Esta é uma conquista de grande significado para nossa cidade e para toda a região. Grande, principalmente, para nossos jovens.

O que é o IF?

Os IFs congregam ensino básico profissionalizante, superior, pós-graduação e extensão. Eles unificam os CEFETs, as escolas técnicas federais e os centros federais de educação tecnológica. Oferecem ampla variedade de cursos presenciais e à distância. Em quase todos os aspectos eles se equiparam às universidades federais.

O que é mais importante para os jovens bom-despachenses: os cursos são gratuitos, têm reconhecida qualidade e dão grande importância à formação profissional e ao preparo voltado para o mercado de trabalho.

A história do IF em Bom Despacho

A Fazenda Moreiras, mais conhecida como Escola Agrícola, foi comprada para ser uma escola técnica agrícola. Isto, no final dos anos quarenta do século passado. Nas idas e vindas, esta finalidade acabou se perdendo.

Nos meus primeiros dias como prefeito, ainda em janeiro de 2013, retomei o sonho de transformar a Fazenda em escola. Quando o deputado Reginaldo Lopes nos visitou em 17 de janeiro de 2013, nós conversamos sobre esta possibilidade. Ele se entusiasmou e se propôs a nos ajudar a encaminhar o assunto em Brasília. VEJA AQUI a notícia da época.

Reunião com o deputado Reginaldo Lopes em 17 de janeiro de 2013, na Prefeitura

Com esta ajuda alvissareira, começamos a trabalhar no projeto. Em abril de 2014 já havíamos preparado toda a documentação, projetos e estudos de uso da área. Também levantamos a população da região que seria diretamente beneficiada pela instalação do IF.

Mostramos que a área disponível (270 ha) era suficiente não só para a formação acadêmica básica, mas havia espaço também para extensão e pesquisa. Além disto, no local já havia – ou poderia ser facilmente instalado – energia elétrica, água, acesso à Internet, facilidade de acesso. Para completar, Bom Despacho conta com profissionais muito bem qualificados para assumirem as cadeiras acadêmicas e formar o corpo administrativo.

Este projeto foi encaminhado ao então Ministro da Educação, José Henrique Paim Fernandes, em 4 de abril de 2014. VEJA ABAIXO o ofício enviado ao Ministro

Você pode baixar cópia do ofício clicando nos links a seguir: FOLHA 1 e FOLHA 2.

 

Após doze anos de altos e baixos, avanços e recuos, muita luta e fé, finalmente o IF de Bom Despacho está chegando. Com ele teremos cursos técnicos de nível médio e superior e logo teremos extensão, especialização e pós-graduação.

Este é um sonho que se realiza para quem valoriza a educação e é uma oportunidade imperdível para que nossos jovens tenham um ensino de qualidade, gratuito, e capaz de torná-los competitivos para se posicionarem bem no mercado de trabalho.

Depois de tantos anos de luta e paciência, recebi a notícia com muita emoção. Agora é continuar lutando para que a implantação e o início das aulas aconteçam logo. Se dependesse da minha alegria e da minha ansiedade já estaria funcionando amanhã mesmo.

(Portal iBOM / Fernando Cabral é licenciado em Ciências Biológicas, advogado, auditor federal e ex-prefeito de Bom Despacho / Fotos de arquivo).

2 thoughts on “O Instituto Federal está chegando em Bom Despacho

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *