Produtor reclama de demora da Cemig para religar energia

 

Fazenda ficou mais de 25 horas sem energia, perdeu leite armazenado no resfriador e não teve como ordenhar as vacas. Prejuízos podem chegar a milhares de reais. Fio de alta tensão rompido ficou pendurado na estrada e caído sobre o canil da fazenda. Técnico da concessionária confirmou que o fio estava energizado. Produtor acusa Cemig de mentir sobre atendimento da ocorrência.

Produtor rural reclama de demora da Cemig para restabelecer fornecimento de energia elétrica na fazenda após rompimento de fiação de alta tensão da concessionária. A ocorrência foi na Fazenda Landi, em Bom Despacho/MG, que fica próximo à divisa do município com Araújos, com acesso pela BR-262.

Às 13 horas de quinta-feira (31/7) a rede da Cemig que leva energia para a propriedade foi rompida por galhos de árvores que tombaram sobre ela. Após a queda, parte de um fio ficou pendurado sobre a estrada e outra parte caiu sobre grades metálicas do canil da fazenda. Moradores e funcionários isolaram a área com receio de choque elétrico.

O rompimento da rede comprometeu o fornecimento de energia para a fazenda. Com isso, equipamentos como ordenhadeira, tanque de resfriamento e bomba d’água que abastece a propriedade deixaram de funcionar. Atualmente, a Fazenda Landi gasta aproximadamente 3 mil reais de energia por mês

Demora no atendimento

Segundo o administrador da propriedade, Mateus Silveira, foram abertas mais de 10 chamadas na Cemig e feitas duas visitas presenciais na agência de atendimento da concessionária pedindo a religação da energia. Às 17h00 de quinta-feira, uma equipe a serviço da companhia esteve no local, avaliou a situação, informou que o conserto seria feito e foi embora. Só às 11 horas da manhã desta sexta-feira (1/9) outra equipe, vinda de Nova Serrana, esteve no local para fazer o atendimento.

Um dos técnicos a serviço da Cemig confirmou para o administrador da fazenda que se tratava da rede de alta tensão e que o fio caído poderia estar energizado. Para religar os fios foi preciso cortar muitos galhos das árvores da estrada. A própria fazenda cedeu motosserra e funcionário para ajudar no trabalho. Só às 14 horas os fios foram religados e a energia foi restabelecida na propriedade.

Produtor acusa Cemig de mentir

O portal iBom fez contato com a Cemig na manhã desta sexta-feira (1/9) para saber da empresa o motivo da demora no atendimento. Em nota ao jornal, a concessionária disse que “ao realizar o primeiro atendimento em 31/08, a equipe a serviço da Cemig encontrou a porteira trancada, motivo pelo qual só foi possível acessar a fazenda para localizar e corrigir o problema na rede no dia seguinte (1/9)”.

Mas, confrontado com a afirmação, o administrador da fazenda, Mateus Silveira, contestou e disse que a Cemig está mentindo. Segundo ele, a estrada passa na frente da casa, é utilizada por outra propriedade próxima e nunca é trancada. “A estrada dá servidão a outra fazenda e por isso a porteira não pode ser trancada. Nem mesmo tranca ela possui”, disse Mateus ao portal iBOM. Além disso, ele ressaltou que a equipe da Cemig que fez o primeiro atendimento, na tarde de quinta-feira, esteve na porta da casa e foi recebida pelo caseiro da propriedade. “Um dos técnicos conversou com o caseiro da fazenda, fez uma ligação telefônica e disse que voltaria para executar o serviço”, afirmou.

Prejuízos

A fazenda ficou sem eletricidade por mais de 25 horas. Na propriedade, além de outros animais, existem atualmente 37 vacas em lactação, que produzem média de 800 litros de leite por dia, em duas ordenhas diárias feitas às 03h30m e às 12h00. A falta de energia provocou a perda do leite que estava armazenado no tanque resfriador e impediu pelo menos duas ordenhas.

Segundo Mateus, o prejuízo imediato é de R$ 1.700,00 por dia. Isso sem contar os gastos com atendimento veterinário e medicamentos para as vacas, que podem sofrer inflamação das glândulas mamárias devido à permanência do leite represado no úbere por falta de ordenha. Nesse caso, o leite da vaca doente tem que ser descartado, aumentando o prejuízo do produtor.

Ainda de acordo com o administrador da fazenda, o rompimento da fiação ocorreu por falta de manutenção da Cemig, já que os galhos de árvores que estavam sobre a rede elétrica na estrada rural não estavam sendo podados pela concessionária. Mateus protocolou uma reclamação contra a Cemig na ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica) e pretende cobrar da companhia os prejuízos sofridos.

Na nota enviada ao portal iBOM, a Cemig informa que “caso o consumidor tenha percebido algum equipamento danificado ou qualquer outro prejuízo relacionado à ocorrência, poderá solicitar o ressarcimento através dos canais de atendimento da empresa”. (Reportagem Portal iBOM / Fotos e vídeo: Mateus Silveira).

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