Expedição “Esse Rio é Meu” chega em BD nesta quarta

 

Iniciativa quer mobilizar a comunidade para revitalizar o Rio Pará. Em evento a partir das 8h na Praça Matriz, PM vai distribuir 150 mudas gratuitas de árvores nativas. Programação inclui também apresentações culturais e roda de conversa na Câmara. Depois de Bom Despacho a Expedição segue para Martinho Campos e Pompéu, onde o Rio Pará se encontra com o São Francisco.

Veja a programação também nessas cidades. Bom Despacho recebe nesta quarta-feira (17) a Expedição “Esse Rio é Meu”, que está percorrendo as cidades que fazem parte da bacia hidrográfica do Rio Pará. Organizada pelo Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Pará (CBH Pará), a Expedição tem o objetivo de conhecer a realidade atual da área abrangida pelo rio e mobilizar a comunidade para revitalizar esse importante afluente do Rio São Francisco.

O Rio Pará tem 365 km de extensão e é o 5° maior afluente do Rio São Francisco. Como muitos outros cursos d’água, o Rio Pará sofre com o lançamento de esgoto nele próprio e em afluentes seus, o que degrada a qualidade das suas águas e afeta também o São Francisco.

A Expedição começou dia 8 de maio, em Resende Costa/MG, onde fica a nascente do Rio Pará, e termina dia 19, em Pompéu, onde ele deságua no Rio São Francisco. Em cada um dos pontos visitados são feitas apresentações artístico-culturais, solenidades, apresentação do trabalho do Comitê, rodas de conversas e compromissos com o poder público. Todo o trajeto está sendo registrado num diário de bordo. A Expedição também vai gerar um videodocumentário.

Bom Despacho

Na quarta-feira (17), em Bom Despacho, a programação começa às 8h na Praça da Matriz, com distribuição gratuita de 150 mudas de árvores nativas pela Polícia Militar de Meio Ambiente. Além disso, Prefeitura e CBH Pará farão o plantio de uma muda de Ipê rosa como símbolo da passagem da Expedição pela cidade. A grade de proteção da muda traz uma placa alusiva ao evento com o seguinte texto: “Em 17 de maio de 2023 passou pelo município de Bom Despacho a Expedição ‘Esse Rio é Meu’, promovida pelo Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Pará. Essa muda, plantada aqui nesta mesma data, simboliza as boas-vindas do nosso povo e o compromisso da sociedade de Bom Despacho com a qualidade das nossas águas e com o desenvolvimento sustentável da região”.

Placa vai registrar passagem da Expedição por Bom Despacho

Às 9h, na Câmara Municipal, haverá roda de capoeira apresentada pela comunidade quilombola Carrapatos da Tabatinga. Além disso, o grupo vai distribuir uma cartilha recentemente lançada com sua história.

Depois das apresentações haverá uma roda de conversa com o público e a Comissão Gestora Local do CBH Rio Pará. O tema principal são conflitos de uso da água nos rios da região.

“É importante as pessoas participarem do evento para conhecer e entender os problemas que afetam o uso e a qualidade da água, um bem essencial e de uso comum, porque esses problemas se refletem no dia a dia de todos nós”, disse ao Portal iBOM o advogado Tiago Freitas Cabral, secretário municipal de Meio Ambiente.

Martinho Campos

Já na quinta-feira (18) a Expedição estará em Martinho Campos. A partir das 14h, na reserva indígena Kaxixó, haverá roda de conversa, manifestações culturais e apresentação de alunos da Escola Indígena Caxixó Taoca Sergia. À noite, na Praça da Matriz de Martinho Campos, haverá apresentações da Lira Santa Cecília, da Orquestra Abadiense de Viola Caipira, do grupo de capoeira Afrominas e do grupo Talentos da Terra. No local acontecerá a Feira de Arte, Cultura e Gastronomia, com exibição de vídeos e a participação dos alunos do curso Agentes de Turismo Rural, do Senar.

Pompéu

Na sexta-feira (19) a Expedição chega ao final em Pompéu, onde o Rio Pará se encontra com o Rio São Francisco. A programação começa às 8h na Escola Paulo Campos Guimarães, com recepção e homenagens do Executivo municipal. No local será apresentado um balanço da Expedição. A última atividade será uma visita técnica à foz do Rio Pará, programada para as 10h da manhã. (Reportagem Portal iBOM / Fotos: CBH Pará e Prefeitura de Bom Despacho).

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *