Polícia Civil apresenta cartilha Escola Segura

 

Material trata de questões ligadas à segurança escolar e orienta a população sobre como prevenir e denunciar ameaças e situações de violência contra pessoas ou escolas

A Polícia Civil (PC) apresentou esta semana a cartilha Escola Segura, produzida pela instituição. O material, elaborado por especialistas, explica de forma acessível questões importantes relacionadas à violência nas Escolas.

A cartilha tem 10 páginas e trata de questões atuais como efeito contágio causado pela divulgação de episódios de violência e como eles podem estimular a ocorrência de novos ataques. “Não divulgue vídeos, fotografias e informações sobre atos de violência em escolas. Compartilhar esse tipo de conteúdo pode estimular a ocorrência de novos casos, além de prejudicar o trabalho de investigação”, orienta a Polícia Civil.  VEJA A CARTILHA CLICANDO AQUI.

O material esclarece também sobre fake news e deep fake e traz orientações sobre como agir no ambiente virtual, na Escola e no ambiente familiar. Além disso, mostra os sinais de alerta que podem indicar que a criança ou adolescente está sendo vítima bullying no ambiente escolar. Entre os sinais estão “isolamento, agressividade, mudanças repentinas no visual, comportamento e falas de ódio, agressão aos animais, fascínio por conteúdos agressivos (guerras, punições, atitudes vingativas)”. A cartilha mostra também como agir nessa situação. “O bullying pode trazer consequências irreversíveis e gerar situações ainda mais graves”, ressalta a Polícia.

Na cartilha, a Polícia Civil orienta sobre como denunciar e agir em casos de ameaças a pessoas ou Escolas. As denúncias podem ser anônimas. (Reportagem Portal iBOM c/ informações da Agência Minas e da Polícia Civil).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *