CEMAE começa a funcionar em Bom Despacho
Centro Municipal de Atendimento Especializado possui equipe de especialistas para atender alunos PcD da rede municipal.
Começou a funcionar nesta segunda-feira, dia 10/4, o Centro Municipal de Atendimento Especializado (CEMAE) de Bom Despacho. Inaugurado dia 4 pelo prefeito Bertolino da Costa, o CEMAE vai ampliar o atendimento especializado para alunos da rede municipal com dificuldade de aprendizado e que precisem de cuidados especiais na Escola.
Neste novo serviço – instalado no antigo CAIC – as crianças das escolas municipais que necessitarem terão atendimento com assistente social, psicólogo, neuropediatra, psiquiatra infantil, psicopedagogo, terapeuta ocupacional, fonoaudiólogo, fisioterapeuta, musicoterapeuta e professor de atendimento educacional especializado. A secretária de Educação, Gabriela Fernandes, disse ao Jornal de Negócios que o CEMAE vai “apoiar alunos da Educação Infantil e Fundamental que tenham dificuldades na aprendizagem por causa de deficiências ou transtornos no seu desenvolvimento físico, social, emocional e cognitivo”.
A Prefeitura informou que inicialmente será feita a triagem das crianças que já possuem laudo médico e aguardam atendimento na rede municipal de saúde. Essas crianças serão avaliadas pela neuropediatra Luisa Grupioni para dar início ao atendimento.
As próprias Escolas poderão encaminhar a criança para o CEMAE se os professores identificarem que ela apresenta alguma dificuldade no aprendizado.
O prefeito Bertolino da Costa disse ao Jornal de Negócios que “o CEMAE é um projeto transformador, que atenderá as demandas de famílias que vivenciam problemas com deficiência de aprendizagem e dificuldade de inclusão. É uma solução efetiva para todos os problemas vividos por essas famílias”.
Homenagem
O CEMAE recebeu o nome da professora Bárbara Carvalho, que veio para Bom Despacho trabalhar com educação no ano de 1969, quando se casou com Geraldo Alves Carvalho. Aqui ela atuou nas Escolas Chiquinha Soares, Irmã Maria e Dona Duca, onde foi vice-diretora. Além disso atuou como catequista e participava também de grupos comunitários da Igreja Católica em Bom Despacho. (Portal iBOM / Fotos: Ascom Prefeitura Bom Despacho).
Pingback: Ações municipais e declamação de poema foram destaque do Aproxime-se em Bom Despacho – CAED – Centro de Apoio à Educação a Distância