Memorial de BD será inaugurado nesta sexta (15)

Sediado na Cruz do Monte, Memorial Nossa Senhora do Bom Despacho vai preservar e expor o patrimônio histórico da Igreja em BD, elementos do Reinado, da Folia de Reis e da cultura local

Nesta sexta-feira, 15 de julho, será inaugurado o Memorial Nossa Senhora do Bom Despacho. Construido na esquina das ruas Cruz do Monte com Capivari, o Memorial – que pertence à Fundação Bom Despacho – é um espaço destinado a conservar, valorizar e expor um acervo cultural formado por objetos sacros e artísticos, obras de arte e peças antigas. “Não é apenas um memorial sacro, mas um espaço que preserva e valoriza o patrimônio histórico da Igreja em Bom Despacho, elementos do Reinado, da Folia de Reis e a cultura da cidade”, explicou ao iBOM o historiador Felipe Cunha, curador do local.

O terreno para a construção do Memorial foi doado pelo ex-prefeito Fernando Cabral através da Lei n° 2.511, de 28.10.2015. O prédio – que começou a ser erguido em 2018 – tem 3 andares com entradas pelas ruas Cruz do Monte e Capivari. Sua construção custou mais de R$ 500 mil e foi paga com dinheiro de doações e recursos obtidos em eventos promovidos pela paróquia com o objetivo de arrecadar fundos para a obra.

Acervo

O acervo do Memorial é formado por aproximadamente 500 peças. “Desse total, cerca de 150 peças e 50 fotografias ficarão expostas ao público”, explicou Felipe Cunha. Entre as peças expostas estão itens como o primeiro estatuto da Santa Casa de Bom Despacho, do ano de 1903, uma batina que pertencia ao Padre Libério e um antigo confessionário de madeira da igreja matriz de Bom Despacho. Mas para Felipe Cunha o item mais importante do acervo é uma imagem de Nossa Senhora do Bom Despacho do século XVIII, feita em madeira entalhada. A imagem, de origem desconhecida, teria sido trazida pelos primeiros colonizadores da região. Ela ficava guardada na capela da Casa Paroquial e durante anos foi levada pelo falecido padre Jayme Lopes Cançado em suas peregrinações pelas comunidades. “A partir de agora”, ressaltou ao iBOM o curador, “essa imagem, que foi inventariada como patrimônio cultural do município, ficará no Memorial exposta ao público”.

Biblioteca

No andar superior do prédio foi instalada uma biblioteca com aproximadamente 1.000 livros. Esse acervo ficará à disposição da comunidade para consulta e pesquisa no local e deverá ser ampliado através de doações.

Vista panorâmica da cidade em foto tirada da janela do Memorial (Foto: iBOM)

Como o Memorial foi construido num dos pontos mais altos de Bom Despacho – a Cruz do Monte -, seu andar superior é dotado de grandes janelas para possibilitar visão panorâmica da cidade aos frequentadores.

Após ser inaugurado, o Memorial será aberto à visitação pública. Rosanne Bessas, uma das responsáveis pelo local, disse ao iBOM que, em princípio, as visitas serão guiadas e feitas com horário marcado através de agendamento no escritório paroquial (3521-2108), preferencialmente às segundas, quartas e sextas-feiras na parte da tarde.

Evento de inauguração

A solenidade de inauguração, que começa às 19 horas, terá apresentações da Banda de Música do 7° Batalhão, de Toninho Saudade, do Coral Voz & Vida e da Corporação Musical Nossa Senhora do Bom Despacho. Segundo o curador Felipe Cunha, todas as autoridades civis e militares e lideranças de Bom Despacho foram convidadas para o evento. Líderes religiosos com presença confirmada são os padres José Raimundo da Costa (Padre Mundinho), presidente da Fundação Bom Despacho, e Márcio Antônio Pacheco, pároco da paróquia Nossa Senhora do Bom Despacho.

A programação prevê discursos dos convidados, bênção das instalações, descerramento da fita inaugural e visita ao Memorial. (iBOM / Fotos: iBOM)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *