Cemig não esclarece defeito que causou apagão em 12 cidades

Blecaute foi causado por defeito na Subestação Bom Despacho.
Concessionária não respondeu se problema pode voltar a ocorrer

“Defeito em um equipamento” da Subestação 2, que fica no bairro São José, em Bom Despacho, foi a causa do blecaute que deixou 12 cidades da região sem energia elétrica na noite de sábado, 16/4. A informação foi passada ao Jornal de Negócios/iBOM pela Cemig. Naquela noite, além de Bom Despacho ficaram no escuro Pompéu, Martinho Campos, Morada Nova de Minas, Dores do Indaiá, Abaeté, Paineiras, Serra da Saudade, Biquinhas, Cedro do Abaeté, Quartel Geral e Moema.

Depois de aproximadamente 1h30m o fornecimento de energia foi parcialmente restabelecido. Entretanto, em algumas regiões de Bom Despacho houve duas novas interrupções – uma delas de longa duração. Em redes sociais, consumidores protestaram e fizeram críticas à Cemig.

Embora o Jornal tenha insistido, a concessionária não esclareceu que tipo de defeito ocorreu na Subestação de Bom Despacho para deixar as 12 cidades sem energia. Informou apenas que trouxe uma subestação móvel de Belo Horizonte para Bom Despacho e conectou o equipamento na rede para resolver o problema.

A legislação brasileira estabelece que o fornecimento de energia elétrica deve ser adequado, eficiente, seguro e contínuo.

A Cemig também não respondeu ao Jornal se há risco de novas interrupções pelos mesmos motivos que causaram o blecaute.

Faltou água por falta de gerador

O blecaute comprometeu também o fornecimento de água para a população de Bom Despacho. No domingo, dia seguinte ao apagão, a Copasa informou em nota que o abastecimento da cidade foi interrompido por falta de energia elétrica na sua captação. Como resultado, os bom-despachenses ficaram sem fornecimento de água até a noite do domingo.

Da mesma forma que a energia, o fornecimento de água também é serviço essencial e deve ser adequado, eficiente, seguro e contínuo. Diante disso o Jornal perguntou à Copasa por quê a concessionária – que está em Bom Despacho há mais de 30 anos – não instala um gerador próprio na sua captação para evitar interrupções no abastecimento quando faltar energia elétrica.

Em resposta, a Copasa informou que até o final do ano passado tinha um contrato de locação de geradores para atender Bom Despacho no “caso de falta de energia elétrica nos sistemas operados pela empresa”.

Segundo a Copasa, esse contrato venceu e ela está fazendo outra licitação para contratar novo fornecedor do serviço de geradores. “A previsão é que o processo seja concluído nos próximos 30 dias, garantindo a disponibilidade de geradores para suprir eventuais faltas de energia elétrica nas principais unidades da companhia”, concluiu. (iBOM / Imagem ilustrativa)

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