Morre aos 90 anos o Padre Jayme Lopes Cançado

“Cumpri o papel que me cabia de líder espiritual”, disse o sacerdote na última entrevista que deu ao Jornal de Negócios / iBOM, em dezembro de 2020. Clique no link abaixo para rever a entrevista.

Morreu na madrugada desta segunda-feira (2/5), aos 90 anos, o padre Jayme Lopes Cançado. Seu corpo está sendo velado na igreja matriz de Bom Despacho, onde haverá missas ao longo do dia. Às 16 horas será celebrada a missa das exéquias. Em seguida seu corpo será sepultado no Cemitério Novo.

Jayme Lopes Cançado nasceu em Bom Despacho. É um dos 5 filhos de Luís Lopes Cançado e Antônia Clara de São José. Foi ordenado padre em 08.12.1958. Ao longo da sua jornada como sacerdote foi professor, escritor e radialista. Atencioso e gentil, era muito querido pela população. Na década de 60 fundou em Bom Despacho o movimento Roda Viva, que “procurava formar consciência crítica na juventude”.

A última entrevista de Padre Jayme

Em dezembro de 2020, com a saúde debilitada e dificuldade para falar – mas sem perder a lucidez e o brilho intelectual de sempre – Padre Jayme deu uma entrevista exclusiva ao Jornal de Negócios / iBOM. Foi a última entrevista dada por ele à imprensa. Nela, Padre Jayme falou da força transformadora do Movimento Roda Viva, que fazia suas reuniões num espaço ao lado da Casa Paroquial. “Fazíamos encontro de jovens para debates, discussões, atividades e discussão de projetos para a cidade”, contou. Ele contou que os integrantes do movimento eram inspirados pelo “sonho de fazer um mundo melhor, mais justo, mais fraterno”. E, com humildade, explicou que ele apenas foi “mobilizador” que tinha vontade de “modificar a sociedade, de melhorar as condições de vida do povo”. (Foto acima: iBOM / Dezembro 2020)

Reveja a última entrevista de Padre Jayme Lopes Cançado CLICANDO AQUI.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *