Cooperativismo promove o desenvolvimento da cidade
Em entrevista exclusiva ao iBOM, Priscilla Maciel, gerente da agência Cresol inaugurada há poucos dias em Bom Despacho/MG, fala dos objetivos da instituição financeira e da importância do cooperativismo para o desenvolvimento da comunidade.
Inaugurada dia 2/7 na rua Faustino Teixeira, 160, centro de Bom Despacho/MG, a Cresol é a quarta cooperativa de crédito instalada na cidade. Surgida no Paraná em 1995, a Cresol já está presente em outras cidades do Centro-Oeste mineiro e continua abrindo novas agências. Até 2030 o projeto da instituição é chegar a todos os estados do Brasil.
Nesta entrevista ao editor do iBOM, Alexandre Borges, a gerente da agência em Bom Despacho, Priscilla Maciel, 40 anos, fala do que motivou a vinda da Cresol para a cidade, do foco da instituição, da sua relação com os pequenos produtores rurais e dos planos da cooperativa de crédito. Veja a seguir.
iBOM – Bom Despacho é um município com forte presença do cooperativismo há anos. Cooperbom, a pioneira, bem como Credibom e Credesp, todas surgiram de iniciativas locais. Além delas há também a Unicred. Este cenário despertou o interesse da Cresol?
Priscilla – São basicamente três os motivos que fizeram a Cresol escolher Bom Despacho. O primeiro é essa força que o cooperativismo tem na cidade. Os valores da cooperação já se encontram enraizados na comunidade. Isso facilita muito. É uma estrada já pavimentada.
A localização estratégica de Bom Despacho e a grande quantidade de empresas ligadas ao agronegócio também pesou muito. E novas empresas desse segmento estão vindo.
Finalmente, mesmo com essa forte presença do cooperativismo, a Cresol identificou aqui muitas possibilidades de atuação com o pequeno e médio produtor rural.
iBOM – Como?
Priscilla – Há 3 anos a Cresol iniciou um estudo de mercado em Bom Despacho e região. Esse estudo constatou que existem muitos produtores rurais aptos para obter acesso a linhas de crédito rural que não estão sendo atendidos ou simplesmente não buscaram crédito.
São produtores com nome limpo, score alto e estatisticamente baixíssima inadimplência. Por quê não fazer um esforço para atender a esse público?
iBOM – Hoje Bom Despacho tem 6 agências de outras instituições. Quanto mais cooperativas, melhor?
Priscilla – Sim. No caso da Cresol, significa trazer novas oportunidades de acesso a produtos e serviços financeiros que não são prioridades para as instituições já existentes aqui, com baixo custo para pessoas físicas e jurídicas. A Cresol se dedica muito aos pequenos, dando a eles a possibilidade de crescimento.
iBOM – As cooperativas financeiras existentes na cidade vieram de segmentos específicos: Credibom do agro, Credesp do comércio, Unicred da saúde. E a Cresol, teve origem em qual segmento?
Priscilla – A Cresol também veio do setor rural. Hoje é uma cooperativa de livre admissão, mas surgiu por iniciativa de pequenos produtores que praticam a cultura de subsistência. O objetivo sempre foi promover o crescimento desses pequenos produtores, melhorar sua qualidade de vida, gerar prosperidade. Daí vem a nossa expertise no crédito rural, no atendimento dos pequenos produtores e dos pequenos negócios.
iBOM – Hoje, o Sicoob tem forte atuação não apenas em Bom Despacho, mas na região Centro-Oeste e no Estado. A Cresol também planeja fortalecer sua presença na região?
Priscilla – Sim. A Cresol já está presente em outras cidades da região, e continua inaugurando novas agências. Até 2030 o projeto da instituição é estar presente em todos os estados do Brasil.
iBOM – Essa expansão do cooperativismo traz ganhos para a comunidade bom-despachense?
Priscilla – Traz sim. Cooperativismo promove o desenvolvimento da comunidade. Nosso lema aqui em Bom Despacho é somar forças e melhorar para nosso associado. Queremos fazer ele pagar menos ou ganhar mais. E, de forma geral, apoiar os pequenos negócios gera muito retorno porque faz o dinheiro circular mais na própria comunidade. É nisso que acreditamos e é por isso que trabalhamos. (Reportagem iBOM / A foto da capa mostra, sentada, a equipe da Cresol em Bom Despacho e, em pé, diretoria da cooperativa – Foto Cresol).