Videomonitoramento já está funcionando na cidade

 

O sistema de videomonitoramento de vias públicas já está operando em Bom Despacho/MG. O serviço foi inaugurado oficialmente pela Prefeitura dia 18/4, em evento realizado no auditório do 7° Batalhão, com presença de autoridades civis e militares, imprensa e lideranças políticas e comunitárias.

Na solenidade de inauguração do serviço, o vice-presidente da empresa Tecno It, Erick Barros, responsável pela implantação do projeto em Bom Despacho, apresentou à plateia a estrutura e o funcionamento do sistema. Após a apresentação falaram o delegado Nayder Gomes representando o delegado regional de Polícia Thales Gontijo de Queiroz Cançado Júnior; o tenente-coronel Luciano Antônio dos Santos, comandante do 7° BPM; o coronel Wemerson Lino Pimenta, comandante da 7ª Região da PMMG; o vereador Vinícius Pedro, presidente da Câmara Municipal; o deputado estadual Fábio Avelar e o prefeito Bertolino da Costa.

Terminada a solenidade os participantes foram conhecer o Centro Integrado de Monitoramento, montado pela Prefeitura dentro do 7° Batalhão.

Como funciona

O videomonitoramento é composto de 134 câmeras instaladas nas vias de entrada e saída de Bom Despacho, perto de Escolas, postos de saúde e outros pontos estratégicos, formando um cinturão de vigilância na cidade. Os pontos foram escolhidos pelas Polícias Militar e Civil, que são parceiras do projeto, levando em conta as demandas na área de segurança.

A rede de vigilância utiliza câmeras de alta resolução com zoom e funciona dia e noite. Mesmo de longe o sistema é capaz de ler placas de veículos e identificar pessoas procuradas pela Polícia, atuando na prevenção de crimes, roubos, furtos e até descarte irregular de lixo.

As imagens das 134 câmeras são acompanhadas no Centro Integrado de Videomonitoramento, dentro do 7º Batalhão, onde operadores se revezam 24 horas por dia fazendo vigilância de pessoas e do patrimônio público. O Centro de Monitoramento é integrado ao serviço de informações da Polícia Militar, que supervisiona as operações. Quando os monitores detectam qualquer problema as viaturas da PM são imediatamente acionadas.

Rede de fibra ótica

O sistema de videomonitoramento faz parte do projeto Cidade Inteligente, composto de data center e de uma rede de fibra ótica com mais de 120 km que leva Internet de alta velocidade a prédios e órgãos públicos municipais, hospital, postos de saúde e Escolas. Além disso, o sistema também oferece acesso gratuito à Internet sem fio em 8 praças da cidade, podendo receber até 2 mil acessos simultâneos através de wi-fi.

Instalado numa sala de segurança no prédio da Prefeitura, o data center possui equipamentos de computação e de telecomunicação que processa, armazena e distribui grande quantidade de dados. Sistemas essenciais permanecem online e acessíveis 24 horas por dia, garantindo a continuidade dos serviços digitais. O data center possui gerador próprio e as câmeras de videomonitoramento são equipadas com nobreaks para garantir seu funcionamento mesmo se faltar energia na cidade. (Reportagem, foto e vídeo: iBOM).

 

2 thoughts on “Videomonitoramento já está funcionando na cidade

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *