Thais: estudo e dedicação até ingressar na Justiça Federal

 

TADEU ARAÚJO – Minha personagem desta edição é a jovem advogada Thais Lopes de Andrade, nova servidora da Justiça Federal do Paraná. Por ter vivido sempre fora de Bom Despacho Thais é pouco conhecida da maioria de meus leitores. Vou, pois, apresentá-la. Ela é filha de Donizete Maurinez de Andrade e Cássia Lopes Matoso. Seus pais pertencem a dois ramos familiares que conheço de perto e com afeto, faz tempos.

Família Andrade

Andrades certamente são as raízes, os exemplos de vida e de convivência na busca dos sonhos e dos ideais de realização determinada e vencedora, como fez a Thaís. Esta é a família dos avós paternos de Thais: o saudoso avô Geraldo Clementino de Andrade. Sua avó é Maria Rita de Andrade, ainda viva, lúcida e saudável. Quando era menina ainda, logo depois de receber o diploma do 4º ano do grupo, tomou a responsabilidade de, por dezenas de anos, educar meninos, jovens e até adultos na escolinha da roça do Capivari dos Macedo e redondezas. Mulher admirável, venerada até hoje por incontáveis famílias e pessoas que foram seus alunos.

Os 11 filhos, os irmãos e Donizete, têm sido uma geração que também serve de exemplo. Há duas irmãs, professoras como D. Rita e entre os outros há empresários de sucesso que ajudam a engrandecer Bom Despacho.

Família Lopes Matoso

João Matoso e dona Altair com seus meninos foram vizinhos e amigos meus e da Geni, também das minhas 3 crianças de então. Isto foi há quase 50 anos, na Rua Capitão Jaime, na Vila Aurora.

Eu mudei de rua. Eles mudaram de cidade. Mas sempre tive notícias de meus inesquecíveis vizinhos: dona Altair, Sô João, Mousmê, Magela, Paulinho, Cássia e Fernando (será que esqueci alguém?). E as últimas notícias é que eles também são inspiração para a Thaís. Têm todos uma vida controlada e muito bem situados profissionalmente. Inclusive os netos, que já viram partir desta vida os avós e a Tia Mousmê.

A Thais é um exemplo notável daqueles que nasceram para brilhar nos estudos, nas escolas e na arte de alcançar um merecido lugar ao sol. Advogada, conquistou a indispensável e difícil OAB, antes de terminar seu curso de Direito. Depois de se bacharelar em Direito, se destacou trabalhando num escritório de advocacia. Fez alguns desses suados concursos públicos. Aprovada para o cargo de Juiz Leigo, continuou lutando por patamares mais altos.

Um sonho: a Justiça Federal

Thais com os pais Donizete e Cássia

Graças ao apoio imprescindível do pai, o Donizete (nosso popular Lelete) e de sua mãe Cássia, em agosto de 2019 Thaís realizou o sonho que parecia tão distante, num lugar também tão distante daqui. Foi aprovada em concurso da Justiça Federal do Paraná para trabalhar na cidade de Paranaguá.

Por causa dos problemas com a pandemia da Covid, sua nomeação demorou a ser lavrada, mas o dia chegou quase 5 anos depois. Com o coração cheio de emoção, contando com a alegria de seus familiares, Thais Lopes de Andrade tomou posse no tribunal com as responsabilidades, os direitos e deveres do cargo que ela alcançou com seu esforço e inteligência.

Estudos

A nossa caríssima Thaís formou-se em Direito pelo Centro Universitário Newton Paiva, em cujo vestibular foi aprovada, depois de uma bela jornada em seus estudos iniciais, na infância e na juventude, em Sete Lagoas, nos colégios Regina Pacis (até a 9ª Série) e no Anglo (2º grau) e em cursinhos preparatórios para entrar na universidade.

Ela merece nossos aplausos e esta homenagem aqui nas páginas do Jornal de Negócios. Um belo futuro espera por você, Thaís! Parabéns!

O adeus a Dona Josefina
Josefina Leite em foto de Rosemberg Rodrigues

Josefina Gontijo Leite nos deixou, neste mês de março, aos 98 anos e 24 dias de vida. Como bem expressou sua filha Angelita sobre a mãe: “Três vezes primeira dama de Bom Despacho. Influência elegante, discreta, recatada e silenciosa. Bom Despacho sem o saber, deve muito a essa inteligência prática. Hoje, a família e Bom Despacho estamos órfãos de sua inteligência, sua educação, sua delicadeza”

Na próxima edição, presto homenagem, em minha coluna, a essa pessoa extraordinária, Dona Josefina, com a participação da filha Angelita e da neta Cecília.  (Portal iBOM / Tadeu de Araújo Teixeira é professor, escritor e fundador da ABDL / Fotos Thais Andrade: arquivo da família).

 

Tadeu Araújo

Tadeu Araújo Teixeira é professor, escritor, colunista e membro da ABDL

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *