Covid-19: Estado divulga dados errados e gera pânico em BD

NO SÁBADO, ESTADO APONTOU 27 CASOS; NESTE DOMINGO, NÚMERO CAIU PARA 5

Após reconhecer o erro na divulgação do número de pessoas contaminadas pelo Covid-19 em Bom Despacho, a Secretaria de Estado da Saúde voltou atrás. No boletim divulgado neste domingo (24), informou novo dado para a cidade. Também errado – só que para menos.

Ontem, sábado (24), o Boletim Epidemiológico do Governo de Minas informou que Bom Despacho tinha 27 pessoas contaminadas pelo coronavírus. A publicação virou notícia no jornal Estado de Minas e no MGTV da Rede Globo, gerando pânico nas redes sociais da cidade. O assunto logo viralizou nas redes sociais de Bom Despacho. Críticas, condenações, xingamentos e até teorias conspiratórias de que a Prefeitura e o Comitê estariam ocultando informações da população foram postadas. Em ano eleitoral, não faltou também quem buscasse tirar proveito político da situação na base do quanto pior, melhor.

Exames

Os dados divulgados pelo Estado mobilizaram o Comitê Municipal de Enfrentamento à Covid-19, que ficou reunido de 11 às 17h30 para apurar o que estava acontecendo. O médico Humberto de Paula, presidente do Comitê, explicou ao Jornal de Negócios que os números de casos suspeitos e confirmados são enviados ao Estado por todos os municípios mineiros através da Internet. Em Belo Horizonte, técnicos da Secretaria de Estado da Saúde acessam os dados, consolidam e divulgam no Boletim Epidemiológico publicado todos os dias às 10 horas da manhã.

Segundo Humberto, no caso de Bom Despacho, técnicos do Estado erraram no lançamento dos resultados. “A equipe técnica não verificou os exames um a um e computou os resultados negativos como sendo positivos”. Com isso, o número de casos confirmados saltou de 9 para 27 – um aumento de 300% que chamou a atenção de todo mundo, inclusive da mídia.

No final da tarde, após o Comitê enviar ao Estado as cópias de todos os exames para confirmar o equívoco nos dados do Boletim Epidemiológico, a Secretaria de Estado da Saúde reconheceu a falha e informou que os números seriam corrigidos no Boletim deste domingo.

Sem casos novos

De fato, corrigiu. Mas cometeu novo erro: informou número de casos menor que o real. No Boletim divulgado às 10h deste domingo (24), Bom Despacho aparece com 5 casos de Covid-19, quando já foram confirmadas 9 pessoas com a doença na cidade. “Até as 10h30 deste domingo não foi registrado nenhum caso novo na cidade. Portanto, continuamos com os 9 casos confirmados na sexta-feira”, afirmou para o Jornal de Negócios o médico Humberto de Paula, presidente do Comitê.

VEJA O BOLETIM EPIDEMIOLÓGICO DESTE DOMINGO CLICANDO AQUI:

Segundo ele, o equívoco da Secretaria de Estado da Saúde é compreensível “diante do momento em que vivemos”. Humberto ressaltou que o sistema de saúde está lidando com uma pandemia grave, que evolui rapidamente, e o sistema de monitoramento é novo e trabalha com informações de 853 municípios do Estado. “O próprio sistema informa que os dados são parciais e sujeitos a alterações”, afirmou.

Cuidados

Dr. Humberto reafirmou que, apesar do ocorrido, o importante é as pessoas se cuidarem. “Só saia de casa se for realmente necessário, use máscaras cobrindo nariz e boca, mantenha distanciamento das outras pessoas e higienize sempre as mãos. Como ainda não existe vacina, a única maneira de evitar a contaminação é através da prevenção”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *