Bertolino: deixar um legado de transformação é o que me motiva

 

Em entrevista exclusiva ao Jornal de Negócios, o prefeito Bertolino da Costa fala das entregas da sua gestão, das suas expectativas e frustrações no cargo. Numa conversa de mais de 4 horas com o editor Alexandre Borges, o prefeito destacou a importância da educação para “transformar as pessoas” e reafirmou seu compromisso de implementar a escola em horário integral na rede municipal. Bertolino falou também da importância do empreendedorismo para desenvolver a cidade e das frustrações causadas pela burocracia. E disse que gostaria de ser lembrado como alguém que “construiu bases para o desenvolvimento” de Bom Despacho.
Veja na entrevista a seguir.

Você completou mais de 2 anos à frente da Prefeitura, incluindo o período em que substituiu Cabral. Qual foi sua maior entrega nesse tempo?

Não há uma coisa que seja muito mais importante que as demais. Estamos fazendo várias entregas. Minha gestão na Prefeitura praticamente coincidiu com a pandemia de Covid-19, que trouxe grandes desafios para os gestores públicos.
Nesse período a Prefeitura repassou o maior volume de recursos financeiros da história para a Santa Casa. Reformamos, ampliamos e abrimos novas UBS. Aumentamos as equipes de saúde, que trabalharam dia e noite para atender a população. Tanto que Bom Despacho foi a cidade que teve o menor número de mortes de Covid por 1.000 habitantes na região. Este dado apenas fala por si.
O mérito, claro, é do trabalho e da dedicação das equipes da Secretaria Municipal de Saúde, do Comitê de Enfrentamento, das equipes da Santa Casa e do CTI. Foi um esforço conjunto em favor da vida que deu bons resultados.
Mesmo com todas as dificuldades e desafios da Covid, a Prefeitura não parou.

Fora o atendimento da Covid, o que considera mais relevante nesse período?

A Prefeitura asfaltou dezenas de quilômetros de ruas. Fez também a limpeza dos mais de 800 bueiros da cidade, coisa nunca realizada antes. O setor de Obras não parou. Quando no final de 2021 vieram as piores chuvas já vistas em Bom Despacho nos últimos 50 anos, o asfaltamento e a limpeza de bueiros ajudaram a evitar estragos ainda maiores. Se os bueiros não tivessem sido limpos antes das chuvas, os alagamentos seriam muito maiores, prejudicando mais a população.

Algo mais?

Outra grande entrega foi sem dúvida a Escola em tempo integral, que vem sendo implantada nos locais onde há o número de salas necessárias. Começamos na Escola Flávio Cançado, que já tinha estrutura para isso. Agora vamos construir 20 salas na Escola Dona Duca, para que ela tenha educação em tempo integral já no começo de 2023. Havendo recursos financeiros vamos estender a educação integral para outras escolas municipais.

Digo sempre que sou produto da educação pública. Sei por convicção e vivência a importância da escola para transformar as pessoas. Por isso meu compromisso é buscar a educação de melhor qualidade. E a escola integral é o caminho, inclusive porque tira crianças da rua enquanto os pais trabalham.

Destaco também a implantação do Educonecta na rede fundamental de ensino, para oferecer Laboratório de Informática e Internet às crianças. Além disso, todas as escolas de ensino fundamental têm aulas de Inglês, Tecnologia da Informação e Empreendedorismo. Neste ano de 2022 os alunos do ensino fundamental e dos anos iniciais passaram a receber também o material didático do FTD, usado por escolas de alta qualidade em vários lugares do país.

Mesmo sendo médico, você sempre se refere primeiro à educação. Por quê?

Como médico, o que sei fazer é cuidar das pessoas. Disse há pouco que sou produto da educação pública. Sei da sua importância. Por isso, como prefeito, cuidar bem das pessoas passa por melhorar a educação das nossas crianças, desenvolver projetos de capacitação e inclusão de jovens, adultos e até idosos. Claro, e também investir na qualidade e na efetividade dos serviços de saúde, ampliar a assistência social, melhorar a infraestrutura da cidade para dar mais mobilidade e conforto às pessoas. Inclui ainda cuidar do esporte, lazer e cultura.

Como gostaria de ser lembrado ao deixar a Prefeitura?

Como alguém que construiu bases para o desenvolvimento. Deixou um legado para a cidade. Que promoveu mudanças criando mais transparência, agilidade e modernização administrativa para facilitar a vida do cidadão e nortear o crescimento da cidade com regras claras, transparentes, justas e adequadas. Que pensou no futuro, enfim.

Dê um exemplo de medida tomada por você que tem impacto no futuro…

Dias atrás assinei a Ordem de Serviço para elaboração do novo Plano Diretor e a revisão do Código de Obras do município. Às vezes o cidadão não avalia a importância de medidas como essas, que são estruturantes.

O Plano Diretor que existe em Bom Despacho foi elaborado há muitos anos. Não atende mais as necessidades do município e as demandas do desenvolvimento. Por isso a Prefeitura contratou a Universidade Federal de Viçosa (UFV) para elaborar um novo plano, moderno, conectado com os novos tempos. Esse plano terá participação efetiva da comunidade e da Câmara de Vereadores.

A grande importância do Plano Diretor é que ele vai direcionar o crescimento da cidade de maneira organizada, criar regras para construção e moradias, estabelecer áreas para comércio e indústria, evitando conflitos e desorganização urbana.

O Código de Obras também é muito antigo e cria entraves que hoje não se justificam. Ele é falho e não atende as necessidades atuais de quem vai construir. Na verdade, diria até que dificulta a vida de quem quer construir e investir em Bom Despacho – criando empecilhos para o empreendedorismo que é fundamental para o desenvolvimento da cidade, a geração de emprego e renda na cidade.

Empreendedorismo tem sido uma palavra muito presente na sua fala …

Sim. Empreendedores promovem o desenvolvimento, geram empregos, riquezas e oportunidades de crescimento. Por isso, a ordem é facilitar a vida de quem investe ou quer investir em Bom Despacho.

Um exemplo disso é o PraFrenteBD, programa criado em 2021 para ajudar pequenos empreendimentos prejudicados pela pandemia de Covid-19 em Bom Despacho. A previsão é beneficiar 700 pequenos empreendedores na cidade em parceria com as cooperativas de crédito.

Dados atualizados pelo secretário de Desenvolvimento Econômico, Eduardo Couto, mostram que até dia 23 de maio o PraFrenteBD havia feito 256 operações de crédito, que liberaram R$ 3.775.500,00 para pequenos empreendedores locais através das cooperativas de crédito.

Bom Despacho também foi a 4ª cidade do Estado a assinar o Decreto de Liberdade Econômica em Minas, que promove a simplificação e a desburocratização do ambiente de negócios e facilita a geração de empregos e renda. Nosso intuito é facilitar e estimular o empreendedorismo na cidade.

Você sofre frustrações por entregas que ainda não conseguiu realizar?

Sim, a angústia de saber o que precisa ser feito e às vezes até ter o dinheiro para fazer, mas as coisas não andarem do jeito que esperamos por causa da burocracia, morosidade e dos trâmites demorados do sistema. Lidar com a burocracia nos níveis municipal, estadual e federal muitas vezes deixa a gente angustiado, ansioso. Um exemplo: a dificuldade para contratar profissionais qualificados numa situação em que hoje os salários da Prefeitura estão abaixo do mercado.

Os trâmites e prazos no setor público não correm no mesmo ritmo que as expectativas das pessoas que esperam obras e realizações. Isso me deixa angustiado.

Você citou o exemplo da contratação de pessoal. Há outras situações? Quais?

Sim, muitas. Olho Vivo, por exemplo, que já poderia estar funcionando. O atraso na recuperação das vias públicas da cidade após as chuvas do final do ano pela demora na entrega de asfalto foi outra. A contratação de médicos especialistas em algumas áreas, que esbarra em dificuldades salariais e operacionais. Enfim, há muitas outras situações.

Câmara Municipal e servidores cobram um Plano de Cargos e Salários para resolver a questão de pessoal….

Eu fui o prefeito que tomou a decisão de criar um Plano de Cargos e realizou a empreitada. Contratamos uma empresa especializada nisso e entregamos a proposta do plano. Essa proposta está sendo discutida por uma comissão de servidores e depois irá para a Câmara. Fizemos a nossa parte, mas a discussão tem se arrastado porque o sindicato dos servidores não tem correspondido ao que foi previamente combinado entre Prefeitura, comissão de servidores e o próprio sindicato. Atropelou o processo e não cumpriu prazos de entrega das proposições que ficou de apresentar.

Espero que os servidores, e principalmente o sindicato, compreendam a necessidade de corrigir as distorções atuais para então se pensar em implementar uma política salarial digna, justa e que permita progressão na carreira. Do contrário, todos os servidores sairão prejudicados. Estou com a consciência tranquila porque fiz o que era necessário. Em 2020 combinei de fazer o plano. Licitei e contratei a empresa, que trabalhou muito e depois apresentou o projeto. Agora, é com os servidores e seus representantes.

Qual é o maior desafio a ser resolvido pelo Plano de Cargos e Salários?

Hoje, existe um mosaico de carreiras, sem planejamento e com muita desigualdade. Em alguns casos existem até 3 cargos para uma mesma função, com salários diferentes e horários de trabalho diferentes. Isso vem de muitos anos. Passou por vários prefeitos. Quanto mais demorar uma solução definitiva, representada pelo Plano de Cargos e Salários, maior será a dificuldade para resolver o problema. O desafio é dar condição digna para os servidores, que são de fato quem carrega a prefeitura.

Como anda a relação com a Câmara Municipal?

Temos tentado desde o início do mandato buscar uma relação respeitosa e construtiva com a Câmara. Afinal, eu já fui vereador e sei que ali é o lugar do debate, do aprimoramento das ideias.

Infelizmente, alguns vereadores têm acirramento de posições. Se opõem a alguns projetos do Executivo antes mesmo de conhecer o que eles trazem e sua importância para a comunidade e para a administração do município. Alguns fazem oposição pela oposição.

Eu respeito a posição ideológica de cada um, mas penso que diferenças políticas e partidárias não podem estar acima dos interesses da cidade. Mas acho que felizmente temos conseguido avançar e buscado entendimento com a maioria para trabalhar em projetos do interesse de Bom Despacho.

Temos divulgado para a comunidade os projetos que estamos enviando ao Legislativo para que a população acompanhe. Isto não é feito no sentido de pressionar, mas por transparência, com o intuito de esclarecer a população, que tem direito de ser informada.

Quais são atualmente os seus maiores desafios no cargo?

Digo que o principal desafio da administração municipal é criar em Bom Despacho o melhor ambiente para se empreender no Brasil. Isso envolve condições materiais, parcerias e engajamento das pessoas e instituições. É desafiador mas estamos trabalhando neste sentido. e hoje temos um conjunto de circunstâncias que nos ajudam. Uma dessas circunstâncias são instituições participativas e fortes como Cooperbom, Cooperativas de Crédito, CDL Acibom, Sindicato Rural, entre outras. Existem pessoas à frente dessas instituições que comungam dessa mentalidade e nos ajudam a fazer parcerias importantes em busca de resultados. Outra circunstância favorável são os apoios que temos nos governos federal e estadual.

O município está buscando recursos no BNDES. Com que objetivo?

Estamos pretendendo um crédito pré-aprovado de R$ 54 milhões para investir na infraestrutura de BD, como anel rodoviário e duplicação da entrada da cidade até a BR 262.

Não é usual o BNDES trabalhar diretamente com municípios que tenham população inferior a 100 mil habitantes, caso de Bom Despacho. Como chegou lá?

Através do trabalho do Dr. Paulo Rabello, que já havia feito um estudo da situação sócioeconômica de Bom Despacho para nos ajudar a definir e implementar grandes projetos estruturantes. Os resultados desse trabalho, que mostrou as muitas vantagens competitivas de Bom Despacho, foram determinantes para que o BNDES abrisse caminho para as negociações com o município. Como disse há pouco, se conseguirmos esses recursos no BNDES poderemos executar duas obras importantes para o desenvolvimento da cidade, que são o anel rodoviário e a duplicação da entrada da cidade pela 262.

Como estão as relações políticas do Prefeito de Bom Despacho neste ano de eleições estaduais e federais?

Temos cultivado boas relações políticas em nível estadual e federal. Prova disso é o número expressivo de recursos financeiros que vieram para Bom Despacho através de emendas e indicações parlamentares. Em 2021 e 2022 recebemos volume recorde de recursos.

Mas essas boas relações políticas também nos permitem correr atrás de grandes projetos para o município com apoio dos governos federal e estadual. Um exemplo é o caso da derivação de água do São Francisco para o Rio Picão, que dará um grande impulso na produção do agronegócio em Bom Despacho.

Pode falar dessas relações?

Temos recebido apoio de lideranças políticas de expressão nacional, como os senadores Rodrigo Pachego e Alexandre da Silveira. O deputado Luís Tibé, presidente nacional do meu partido, o Avante, já nos encaminhou quase R$ 4 milhões em um ano e meio mesmo sem ter sido votado em Bom Despacho. Os deputados Domingos Sávio e Eduardo Barbosa, que têm um histórico de atuação de longa data conseguindo recursos e encaminhando projetos de interesse de Bom Despacho no governo federal.

Deputado Diego Andrade, um dos parlamentares mais influentes do Congresso Nacional. Mesmo não tendo participado da minha campanha, Diego tem construido conosco uma parceria muito benéfica para Bom Despacho liberando recursos financeiros e encaminhando vários projetos nossos junto ao governo federal.

Aliás, esse caso do Diego Andrade mostra o quanto é importante colocar os interesses da cidade acima de interesses e vaidades pessoais. Construir novas relações, pensar no bem de Bom Despacho acima de questões partidárias e eleitorais, acima de qualquer outra coisa.

Há também deputados como Lafayette Andrade e Subtenente Gonzaga, com quem tenho relação respeitosa e dos quais recebemos, através da Prefeitura, alguns recursos para o município.

E no plano estadual?

Temos apoio efetivo dos deputados Antônio Carlos Arantes e Fábio Avelar, que têm nos ajudado com recursos parlamentares e atuado como os principais interlocutores de Bom Despacho junto ao governo do Estado na defesa dos nossos projetos. Estamos também construindo parcerias com o deputado Wendel Mesquita que certamente irão beneficiar Bom Despacho.

Você disse que Bom Despacho recebeu volume recorde de recursos. Vieram através de quem?

Pretendo divulgar o volume de recursos destinados à cidade por cada parlamentar, além dos projetos encaminhados e apoiados por eles em favor de Bom Despacho. Acho importante que a comunidade veja o resultado desse trabalho, do compromisso dos deputados com a cidade. O apoio de deputados é fundamental para qualquer administração municipal.

Aniversário da cidade é habitualmente data de anúncio de obras e projetos. O que teremos este ano?

Estão previstas as assinaturas de várias Ordens de Serviço (OS). Entre elas a Revitalização do Lixão. Esta medida faz parte do programa Bom Despacho Lixo Zero, que prevê várias outras iniciativas como mudança e ampliação do pátio de reciclagem da Reciclabom, instalação de mais de 200 lixeiras para coleta seletiva na cidade e início da reciclagem de material de construção e de podas e cortes de árvores.

Vamos iniciar também a troca de todas as lâmpadas de iluminação pública da cidade. Todas as ruas de Bom Despacho, mais Engenho do Ribeiro e povoados, receberão lâmpadas de LED, que iluminam muito mais e gastam menos energia.

Estamos licitando também o programa Smart City, ou Cidade Inteligente. Esse projeto leva Internet via cabo para toda a cidade, interligando prédios públicos, escolas, postos de saúde, repartições administrativas e demais unidades da Prefeitura. Todos os serviços públicos serão interligados com rede Internet de altíssima velocidade, garantindo agilidade e mais eficiência na prestação de serviços ao cidadão, tudo online.

O Cidade Inteligente permitirá grandes avanços em Bom Despacho. Uma das mais importantes, com reflexos na segurança pública, é o sistema de videomonitoramento com mais de 200 câmeras de alta resolução instaladas pela cidade, além de Engenho do Ribeiro e povoados rurais. Permitirá também implantar o serviço de Wi-Fi gratuito de alta velocidade em 12 praças da cidade, com acesso livre para os cidadãos.

Outra novidade é que abrimos licitação para construir 20 novas salas de aula na Escola Dona Duca e duas novas UBS, no Esplanada e no São Bento. Essas obras serão feitas através de construção modular, uma nova técnica muitíssimo mais rápida, mais eficiente e de custo menor. É uma nova tecnologia está ganhando espaço na construção civil em todo o mundo por sua rapidez e eficiência.

Você não pode ser candidato novamente em 2024, porque está no segundo mandato. Portanto, tem dois anos e meio de governo. O que pretende deixar nesse prazo?

Como já falei, quero concluir meu mandato construindo bases para o desenvolvimento de Bom Despacho. Vou também trabalhar para deixar Bom Despacho em boas mãos na próxima eleição municipal. Precisamos de pessoas que tenham compromisso com ética, transparência e desenvolvimento da cidade. E temos bons nomes para isso.

Quais?

Ora, muitos nomes… [risos]. Mas tudo tem seu tempo. Agora é hora de trabalhar, de cumprir os compromissos assumidos. Ainda é cedo para falar sobre nomes.

Vai e vem, volta a mesma pergunta: você pretende ser candidato a deputado?

Eu realmente estou muito focado no meu mandato. Em princípio, não tenho essa pretensão. Minha preocupação atual é com a administração de Bom Despacho. Até as próximas eleições, daqui a mais de 4 anos, tem muita água pra rolar. O que virá depois depende da eleição deste ano e de muitas outras coisas.

Nessa altura do seu mandato, você faria diferente alguma coisa que fez como prefeito?

Quando se lida com tanta gente, com tantas situações diferentes, às vezes esbarramos em alguém ou tomamos uma atitude intempestiva. Claro que acho isso ruim. Mas no geral não há nada que eu mudaria radicalmente. Eu e minha equipe na Prefeitura estamos trabalhando muito. Talvez no final do mandato eu veja coisas que poderia ter feito diferente. Hoje ainda não (Alexandre Borges / iBOM / Foto: ASCOM PMBD).

One thought on “Bertolino: deixar um legado de transformação é o que me motiva

  • 6 de junho de 2022 em 10:19
    Permalink

    Bertolino: deixar um legado de transformação é o que me motiva Bom Despacho

    Comentário:

    A Gestão Pública é responsável pelo desenvolvimento urbano e econômico de uma cidade. No entanto, para que haja eficiência na gestão correspondente à administração de um município há que se estabelecer a organização na gestão, criar missões correspondentes ao desenvolvimento que se almeja alcançar para, enfim, realizar a gestão de forma eficiente e eficaz.

    Reconheço o esforço de nosso Gestor e concordo com o descrito na matéria realizada mas na minha opinião só faltou uma observação, “reconhecer os problemas da cidade, que na maioria das vezes está diretamente ligado a pasta correspondente”, destoando do que almeja o administrador público, e em nosso caso eu particularmente acho que acontece, podemos chamar de incapacidade administrativa.

    “A gestão nada mais é do que a capacidade de fazer o que precisa ser feito.”

    Uma boa organização na gestão pública está relacionada à uma alta capacidade de gestão, que por sua vez, relaciona-se com a “melhor relação entre recurso, ação, pessoal e resultado”.

    Uma das palavras fundamentais para uma boa gestão pública é “equipe”, pois não se realiza nada sozinho.

    Enfim, sabemos que na política, costuras são realizadas, mas que as mesmas podem ser refeitas. Algumas peças desta costura tem que ser reavaliada.

    Parabéns Prefeito Bertolino, toda sua equipe da Prefeitura, que tenho certeza se desdobram para nos entregar o que precisamos, sem esquecer que nós, cidadãos, somos os verdadeiros patrões, que a simbologia Prefeito significa, “aquele que nos representa” portanto ….

    Parabéns Bom Despacho!!!

    Pierre Gontijo Galery
    Administrador de Empresas

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *