Colégio Tiradentes: 1° lugar em Olimpíada de Matemática

O Colégio Tiradentes de Bom Despacho ficou em 1° lugar geral na Olimpíada de Matemática Financeira – OBMF 2021, competição nacional promovida pela Seleta Educação. Segundo a instituição, sediada em Fortaleza/CE, o objetivo da olimpíada é “fomentar boas práticas de administração das finanças pessoais” e promover “a disseminação e a democratização do uso inteligente do dinheiro”.

Podem participar da olimpíada estudantes do 6º ano do Ensino Fundamental até a 3ª série Ensino Médio das redes pública e privada. Do Tiradentes competiram 407 alunos matriculados nessas séries.

O resultado foi divulgado na última segunda-feira (22/11). Das 35 Escolas medalhistas, cinco são públicas e 30 particulares. Os alunos do Colégio Tiradentes conquistaram 32 medalhas – 3 de Ouro, 12 de Prata e 17 de Bronze.

O bom resultado repercutiu no Colégio. O capitão Afonso Alves da Silva, comandante do Tiradentes, disse ao Jornal de Negócios que todos os anos a Escola participa de vários projetos no país “visando aprimorar o conhecimento e a experiência dos alunos, bem como estimular a competitividade entre eles. No caso, foi um aprendizado a mais para o currículo dos estudantes, que se sentiram prestigiados perante as demais escolas”.

Capitão Alves: aprimorar conhecimento
Gisele: qualidade do ensino

A diretora pedagógica da instituição, Gisele Soares de Araújo, afirmou para o Jornal que o resultado alcançado pela Escola “destaca sua qualidade do ensino e o potencial dos estudantes, estimulando seu interesse por uma disciplina tão importante quanto a Matemática”.

Gisele contou que antes da olimpíada os professores de Matemática da Escola se reuniram, trocaram informações e desenvolveram atividades relacionadas ao tema. “Eles prepararam os estudantes e incentivaram sua participação na OBMF”, afirmou. A equipe é formada pelos educadores Márcia Lopes, Marília Costa, Quele Martins, Rosimar Soares e Simone Campos.

Os estudantes medalhistas do Tiradentes

NÍVEL 1 (6º e 7º ano do Ensino Fundamental)
Luísa Vasconcelos Resende Reis = Ouro
Luís Fernando de Araújo Rufino
= Ouro
Miguel Gontijo Freitas de Oliveira
= Ouro
Ana Clara Marques Gontijo
= Prata
Beatrice Gabriela Araújo Santos
= Prata
Caio Augusto Rodrigues Cunha
= Prata
Gabriel Gontijo Coimbra
= Prata
Heitor Martins Ferreira
= Prata
Henrique Queiroz Cançado Silveira
= Prata
Letícia Simões Gontijo
= Bronze
Allan Luis Alves Araújo
= Bronze
Anabelle Araujo Alves
= Bronze
Heitor Assis Azevedo Silva
= Bronze
Henrique Pessoa Lima
= Bronze
Luís Henrique Alves
de Sousa = Bronze
Matheus Maximus Miragaia Borges
= Bronze
Miguel Eduardo Santos Teixeira
= Bronze
Pedro Henrique dos Reis Souza
= Bronze

NÍVEL 2 (8º e 9º ano do Ensino Fundamental)
Jonas Henrique Maciel Silva = Prata
Lucas Miguel de Mesquita
= Prata
Thiago Araújo de Assis
= Prata
Yasmin Helena Costa Araújo
= Prata
Ana Beatriz Assis Morais
= Bronze
Bruno Guilherme Pinto Corsino
= Bronze
Carlos Eduardo Campos de Oliveira Freitas
= Bronze
Miguel Oliveira Pinto Cunha
= Bronze
Tamires Cristina Luiz De Moura
= Bronze

NÍVEL 3 (Ensino Médio)
Felipe César De Souza = Prata
Gustavo Eustáquio dos Santos
= Prata
Felipe Luís Santos Mota
= Bronze
Henrique Gontijo Saldanha
= Bronze
Luís Otávio Síncero Quirino
= Bronze

Por quê uma Olimpíada de Matemática Financeira?

O descontrole financeiro, decorrente da falta de educação financeira, causa enormes transtornos para pessoas, famílias, empresas e, consequentemente, para o país. Assim, problemas financeiros e o superendividamento são causas frequentes de brigas em famílias e até causa divórcios.

Pessoas endividadas tendem a ter mais problemas também no trabalho, com dificuldades para se concentrar, porque estão esgotadas com os problemas financeiros. Isto acaba gerando doenças, acidentes de trabalho e até mesmo pedidos de demissões, para poder retirar as verbas rescisórias.

Isso prejudica empresas, que perdem funcionários e todo o investimento feito em treinamento. Assim, é consenso que o brasileiro tem baixa educação financeira e baixa cultura de investimentos, sendo prejudicial para ele mesmo e para o país.

Segundo a BNCC (Base Nacional Comum Curricular), as escolas precisam ter a Educação Financeira como item em sua grade curricular. Contudo, esse tópico não precisa ser uma matéria propriamente dita. Todavia, o tema deve aparecer ao menos como assunto transversal em outras matérias, projetos, competições etc.

Especialistas acreditam que é necessário que desde jovens as pessoas tenham acesso a esse assunto. Vale ressaltar, que com o avanço de Bancos Digitais, PIX e outras modernidades, nunca foi tão importante saber como lidar com o dinheiro, entender sobre investimentos e até mesmo como traçar um planejamento de longo prazo, incluindo a aposentadoria. (Texto: Seleta Educação)

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