Prefeitura: infestação do Aedes aegypti em BD “está altíssima”
LEVANTAMENTO ALCANÇOU ÍNDICE DE 15,4% NA CIDADE; MINISTÉRIO DA SAÚDE PREVÊ MÁXIMO DE 1%
Nesta segunda-feira (25) a Prefeitura de Bom Despacho emitiu alerta sobre a infestação de mosquito da dengue na cidade. O primeiro Levantamento de Índice Rápido de Infestação (LIRa) do Aedes aegypti, concluído no último final de semana, mostrou que 15,4% dos imóveis pesquisados em Bom Despacho têm focos do mosquito. O recomendado pelo Ministério da Saúde é que esse resultado fique abaixo de 1%. Esses números “revelam que a infestação do mosquito está altíssima” na cidade, alerta a Prefeitura.
Focos nas residências
Ainda de acordo com o levantamento, 95% dos focos do mosquito transmissor da dengue estão nas residências. “São materiais deixados nos quintais que acumulam água da chuva”, onde o mosquito se reproduz, ressalta a administração municipal.
Em 2020, Bom Despacho registrou 645 casos confirmados de dengue. Uma pessoa morreu por causa da doença. Este ano já houve 10 casos suspeitos, sem confirmação.
Locais dos focos
O levantamento mostrou que os focos do mosquito Aedes aegypti foram encontrados em bacias, baldes, bebedouros de animais, brinquedos, caixas d’água, caixas de gordura, churrasqueiras, fontes ornamentais, garrafas, latas, lavatórios, ocos de árvores, panelas, pias, piscinas, pneus, poças d’água, ralinhos, sacolas, sucatas, tabuleiros, tambores de construção, tampas plásticas, tanquinhos, vasilhas plásticas, vasos de plantas e vasos sanitários. Todos dentro das residências.