Começou a vacinação contra a Covid-19 em Bom Despacho
PROFISSIONAIS DA SAÚDE SERÃO IMUNIZADOS PRIMEIRO; PREFEITO ALERTA PARA IMPORTÂNCIA DE MANTER OS CUIDADOS
Começou hoje, quarta-feira (20), a vacinação contra a Covid-19 em Bom Despacho. Nesta primeira leva a cidade recebeu 583 doses da vacina enviadas pela Secretaria de Estado da Saúde. As doses chegaram escoltadas pela Polícia Militar, que acompanhou também as entregas para Dores do Indaiá, Estrela do Indaiá, Leandro Ferreira, Luz e Serra da Saudade.
As doses destinadas a Bom Despacho foram recebidas no trevo da BR 262 por servidores da Secretaria de Saúde. De lá, foram levadas para a Sala de Vacinas que fica junto à UPA (Unidade de Pronto Atendimento), sempre escoltadas pela PM.
As primeiras pessoas a receberem a dose da Coronavac em Bom Despacho foram a médica Mabel da Nóbrega, 45 anos, e a técnica de enfermagem Cirlaine Braga, 52, que trabalha na UBS Dr. Hugo. Mabel foi vacinada pelo próprio prefeito Bertolino da Costa, que é médico. Cirlaine foi vacinada pelo enfermeiro Genésio de Melo, da rede municipal de Saúde.
Falando ao IBOM, Bertolino comemorou o início da campanha na cidade. “Finalmente começa a tão esperada vacinação, que permitirá o retorno gradual à normalidade após quase um ano de muitas mortes, graves problemas sociais e econômicos causados pela pandemia”.
O primeiro grupo a ser vacinado serão os profissionais da Saúde que estão na linha de frente do combate ao novo Coronavirus. Isto porque eles estão mais expostos à doença todos os dias. Além do risco de eles próprios transmitirem o vírus, o afastamento ou a morte de trabalhadores da Saúde por causa da Covid-19 prejudica o atendimento da população.
Etapas
Bertolino pediu que as pessoas não se precipitem nem procurem as Unidades de Saúde antes da hora. A campanha será realizada em etapas, à medida em que forem chegando mais doses da vacina. “A Prefeitura já tem o esquema de imunização montado. Todas as UBS irão aplicar a vacina. Haverá também postos de vacinação em pontos estratégicos da cidade nos finais de semana. Tudo será divulgado com antecedência para manter a população bem informada”, assegurou ao IBOM.
De acordo com o planejamento da Secretaria de Saúde, a maioria das UBS atenderá de 7h às 19h, incluindo o horário de almoço. As UBS Santa Marta, JK, Aeroporto e São Vicente vacinarão de 7h às 21h.
O prefeito também alertou que, mesmo com a vacinação, as pessoas devem manter o afastamento social, usar máscaras e fazer higienização constante das mãos para evitar a propagação do vírus até que a maioria da população esteja vacinada.
Emoção
Ouvida pelo IBOM, a médica Mabel da Nóbrega disse ter ficado “muito emocionada e satisfeita de ver o envolvimento de todas as pessoas no combate a essa doença que já ceifou tantas vidas. Estou emocionada não por ser a primeira a receber a vacina, mas porque é um momento histórico, pela esperança de novos tempos e de vidas salvas que isso significa”.