Celebração do Reinado em BD é tradição, fé e cultura

 

VANDER ANDRÉ – Muito se falou sobre a beleza da Festa do Reinado em Bom Despacho neste ano de 2024. Aqui, resumo em dois pontos a grandiosidade do evento e sua importância para a cultura e religiosidade locais.  VEJA MAIS FOTOS CLICANDO AQUI.

Preservar a memória dessas festas é essencial, pois são registros culturais valiosos da história e religião de nossa gente. Neste ano, com recursos federais da Lei Paulo Gustavo, que incentiva produções audiovisuais, e o apoio da Prefeitura de Bom Despacho, o produtor cinematográfico, jornalista esportivo e comunicador Dênis Pereira idealizou e produziu o documentário “As Vozes do Congado de Bom Despacho”, dirigido por Clécio de Paulo.

Dênis descreve o documentário como uma celebração marcada por rituais tradicionais, apresentações folclóricas e pela entusiástica participação da comunidade, que se une para celebrar suas raízes e fortalecer laços sociais. Ao longo do vídeo, ele explora os bastidores das costureiras, artesãos e cozinheiras, destacando a ancestralidade, musicalidade e espiritualidade do evento e o valor cultural e turístico dessa que é considerada a maior festa popular de Bom Despacho.

Ele acompanhou os reinadeiros durante todos os dias da festa, inclusive na assembleia geral, e conta com uma fala inédita da saudosa Graça Epifânio, que sonhava em criar a embaixada de Santa Efigênia na Vila Militar. O documentário revela a dedicação dos idealizadores em levar conhecimento ao público, fortalecendo a essência da festa e atraindo ainda mais prestígio para esse grande evento. Veja o documentário no YouTube AQUI.

Corte do Tãozico

Além disso, para homenagear todos os Cortes que se apresentaram neste ano durante a Festa, destaco a comemoração dos 30 anos do Corte do Tãozico, filho do saudoso Aprígio Bento do Amaral, um dos maiores expoentes das tradições do Reinado em Bom Despacho. Aprígio deixou um legado profundamente enraizado na cultura local. Por volta de 1908, fundou o seu corte que até então era Moçambique e depois recebeu o convite para fazer a transição para o Congo.

O corte Moçambique simboliza a resistência dos escravizados através das danças do Moçambique, cujos trajes e movimentos remetem às raízes africanas. O Congo, por sua vez, celebra a vitória e a liberdade, com dançarinos em fardas ornamentadas e instrumentos variados, sendo o atual Rei Congo de Bom Despacho, Robinho, uma figura bastante popular.

O Corte do Tãozico, que representa a continuidade da história do seu pai Aprígio, acaba de completar 30 anos. Busquei conhecer um pouco mais da sua história e obtive informações relevantes sobre a dinâmica do Corte com o seu neto, Tiago José da Silva, segundo capitão.
O Corte do Tãozico contou este ano com 120 integrantes, incluindo 15 mulheres que se vestiram como princesas e recolheram ofertas para a Associação dos Reinadeiros, entidade que preserva e promove a tradição. Tãozico, também nascido em Bom Despacho, seguiu os passos do pai e dedicou 36 anos de sua vida como voluntário na Igreja do Rosário. Viúvo há 27 anos, lembra com carinho do apoio incansável de sua esposa Elza, que foi fundamental na criação e manutenção do corte e nunca o deixou desistir. Foi ela que, com o dinheiro ganho lavando roupas, presenteou Tãozico com uma sanfona, um dos instrumentos mais simbólicos do grupo e ainda em uso.

A tradição artesanal do Corte também permanece viva. Deivid e Gleydson, irmãos dançadores, fabricam à mão os tambores usados nas celebrações. Embora a maioria dos dançadores do Corte do Tãozico seja de Bom Despacho, há também integrantes de Monte Carmelo e Belo Horizonte.

Para os reinadeiros do Corte, este ano, a festa foi marcada por momentos de emoção e superação. O calor intenso exigiu uma organização especial, com pontos de água ao longo da procissão e da Missa Conga, para garantir o conforto dos participantes, que consideram o sacrifício uma oferenda a Nossa Senhora. As recepções dos festeiros, repletas de momentos de confraternização, mantiveram o espírito comunitário com lanches, almoços e boas conversas, regadas por músicas, inclusive autorais.

Os ensaios para a festa de 2025 já estão agendados para a casa de Tãozico, um espaço repleto de história e tradição. A celebração dos 30 anos do Corte, no dia 7 de setembro de 2024, foi o ponto alto deste ano, realizada no Parque de Exposições de Bom Despacho e com a presença ilustre de Tãozico, homenageado com carinho por todos. Sorteios de brindes, comidas e música tornaram o evento inesquecível, marcado pela alegria e gratidão.

As raízes do Reinado em Bom Despacho continuam a florescer, guiadas pela fé, música e união de seus integrantes. O legado de Aprígio Bento e Tãozico segue vivo, transmitido de geração em geração, nas batidas dos tambores, danças e orações em honra à Nossa Senhora do Rosário. E nossa história se materializa, desta vez, por meio do belíssimo documentário disponibilizado pelo produtor Dênis Pereira, para o qual deixo aqui o meu convite para que todos assistam! (Portal iBOM / Vander André Araújo é advogado, filósofo, escritor e aposentado / Fotos cedidas pelo Corte do Tãozico).

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *