Língua da Tabatinga ganhou destaque nacional no ENEM

 

Maria Aparecida, a Paré, falante da Língua da Tabatinga, e a professora Sônia Queiroz, autora do livro “Pé preto no barro branco” serão entrevistas no PodBom desta segunda-feira (11/11)

Nesta segunda-feira, 11 de novembro, o PodBom recebe duas convidadas: Maria Aparecida da Silva Martins, conhecida como Paré da Tabaca, e a pesquisadora Sônia Maria de Melo Queiroz. Ambas vão falar sobre a língua da Tabatinga, patrimônio cultural de Bom Despacho/MG. ACESSE O PODCAST CLICANDO AQUI.

A Língua da Tabatinga ganhou destaque no Brasil inteiro após ser tema de questão da prova do ENEM 2024, dia 3 de novembro, que teve mais de 4,3 milhões de estudantes inscritos.

Paré da Tabaca, como é mais conhecida, é uma das pessoas que falam fluentemente a Língua da Tabatinga. Frequentemente é procurada por pessoas e meios de comunicação interessados em conhecer a língua e sua história.

Sônia Queiroz, filha do médico Roberto Queiroz e da professora Joesse da Silva, é graduada em Letras pela UFMG, com doutorado em Comunicação e Semiótica. Fez dois pós-doutorados, um na Colômbia e outro na Universidade do Estado da Bahia. Escritora, Sônia Queiroz tem vários livros publicados, entre eles “Pé preto no barro branco: a língua dos negros da Tabatinga” (Ed. UFMG, 1998).

Do encontro de uma falante da língua com uma professora e pesquisadora especialista no assunto vai sair uma conversa muito interessante neste momento em que a Língua da Tabatinga ganhou repercussão nacional. Você também pode participar através do chat. É nesta segunda-feira (11/11) no PodBom, o novo podcast de Bom Despacho/MG. Inscreva-se no canal CLICANDO AQUI.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *