PM intensifica segurança rural com projeto Canto no Campo
Projeto será lançado no distrito do Engenho do Ribeiro neste sábado (17/5) e vai percorrer 12 comunidades rurais de Bom Despacho/MG e duas de Moema
Para combater furtos, roubos e arrombamentos em propriedades rurais, o 7° Batalhão da Polícia Militar lança neste sábado (17/5), a partir das 20h, o projeto “Canto no Campo”, no distrito do Engenho do Ribeiro. A iniciativa visa aumentar a presença policial no campo, reforçar a atuação da Patrulha Rural e criar uma rede de comunicação mais ágil entre produtores e a PM.
Desenvolvido em parceria com a Banda de Música do 7° Batalhão, o projeto busca aproximar a polícia das comunidades rurais e agilizar o atendimento a ocorrências. “Queremos atuar de forma preventiva para coibir crimes no campo”, explicou ao iBOM o sargento Geraldo Vinícius, da Patrulha Rural. Ele e o sargento Vilaça estiveram com o editor do iBOM, Alexandre Borges, apresentando o projeto. Ambos os militares atuam na Patrulha Rural. Assista AQUI ao vídeo gravado pelo sargento Vinícius.
Principais crimes na região
Os delitos mais recorrentes na área atendida pela 50ª Companhia de Policiamento incluem furtos de cabos de energia, furto e roubo de gado e máquinas agrícolas e também arrombamentos de ranchos e propriedades
Tecnologia em favor da segurança
Para agilizar o combate a esses crimes, a PM está mapeando propriedades rurais (georreferenciamento) para localização rápida em emergências. “Além disso” – disse o iBOM o sargento Vinícius -, “está negociando com o Sindicato Rural a instalação de câmeras em estradas rurais para monitorar veículos e pessoas suspeitas”.
Evento vai a 14 comunidades
Na busca de interação com moradores para fortalecer a parceria entre PM e comunidade, o “Canto no Campo” que acontece no Engenho do Ribeiro incluirá apresentações da Banda de Música, plantio de árvores (em homenagem ao Papa Francisco e ao Papa Leão XIV), orientações sobre segurança rural, esclarecimentos sobre a atuação da Patrulha Rural e outras atividades.
O projeto passará por outras 11 comunidades rurais de Bom Despacho e duas de Moema. (Portal iBOM / Foto: Prefeitura Bom Despacho).