Bombeiros capturam jacaré na área central da cidade
Jacaré-do-papo-amarelo foi capturado após entrar em casa no centro de Bom Despacho/MG. Mas afinal, de onde ele veio?
Um jacaré foi capturado pelo Corpo de Bombeiros na rua 7 de Setembro, região central de Bom Despacho, na noite do sábado (1/2). O animal, com 60 cm de comprimento, é um jacaré-do-papo-amarelo e estava dentro de uma residência que fica logo abaixo do cruzamento da rua 7 de Setembro com a avenida Manoel Pereira. Assista AQUI ao vídeo da captura.
Entrevistado pelo iBOM, o cabo Lucas Leandro, dos Bombeiros, disse ao site que a possibilidade mais provável é que o jacaré tenha chegado ao local vindo de uma mata existente entre a avenida Norte-Sul e a área que fica atrás do supermercado Fidelis, na avenida Manoel Pereira. Nessa mata existe um pequeno curso de água por onde o jacaré deve ter se deslocado. Biólogos registram que jacarés podem chegar às áreas urbanas por causa de enchentes, calor e chuvas fortes.
Ainda segundo o militar, o jacaré apresentava a ferocidade habitual desse tipo de réptil e não tinha nenhum ferimento ou sinal de maus tratos. Isso torna pouco provável a hipótese de que estivesse em cativeiro nas proximidades. O iBOM apurou também que, na noite anterior, um morador da região relatou ter avistado o jacaré na rua, perto do imóvel onde ele foi capturado. Siga @jornaldenegocios e veja mais conteúdos.
Alerta
O Corpo de Bombeiros alerta que ao encontrar um jacaré a pessoa não deve se aproximar e nem tentar capturar o animal. “Jacarés atacam quando se sentem acuados. Eles são rápidos, têm dentes afiados e mordida muito forte, podendo causar ferimentos graves”. A recomendação é isolar o local e acionar os Bombeiros pelo telefone 193. “Também não se deve alimentar o jacaré porque ele pode perder o medo das pessoas, e muito menos matá-lo, o que é crime ambiental”, destacou para o iBOM o cabo Leandro Lucas. Após ser capturado, o jacaré foi solto pelos Bombeiros numa área de proteção ambiental próximo ao Rio Picão. (Reportagem iBOM / Foto: Bombeiros Bom Despacho).