Mostra leva música, arte e cultura a Martinho Campos
Mostra da Diversidade Cultural apoia e divulga manifestações artísticas em cinco cidades da região Centro-Oeste
Desta terça-feira (19) até sábado (23), Martinho Campos recebe a Mostra da Diversidade Cultural do Centro-Oeste de Minas. O evento inclui exposição comemorativa dos 20 anos da Mostra, acervos da cultura popular de Martinho Campos, exposição de artesanato “Revivendo Memórias”, da artista Gabriela Farrapo e exibição do documentário “Retratos do Centro-Oeste” (ASSISTA AQUI). O vídeo tem a direção de Marcus Vinícius, da agência Colméia, e foi feito para a Mostra da Diversidade Cultural deste ano nas cidades de Abaeté, Bom Despacho, Dores do Indaiá, Martinho Campos e Quartel Geral. Essa parte da programação acontece de 9 às 16 horas no casarão da Secretaria Municipal de Cultura (Rua Francisco Campos, 156), com entrada franca.
No sábado (23) as atrações serão no espaço da Feira d’Abadia (Praça Juscelino Kubitschek). A programação inclui Feira da AMA com artesanato e produtos locais; exposição “Mapas Afetivo Culturais” de Leo Azevedo que trata das conexões culturais; apresentação musical “Nhô e Seus Amigos”, produzida por Leonardo Guimarães com a participação de artistas locais; aulão de Maculelê Dança Guerreira com José Guilherme Silva Corgozinho do grupo Afro-Minas trazendo a energia da capoeira e Ritual de Limpeza e Purificação com Ana Paula Ferreira Faria, momento de espiritualidade inspirado na tradição indígena da comunidade Kaxixó.
A Mostra é realizada pela ONG Favela é Isso Aí, Secretaria de Estado da Cultura e Turismo, Governo de Minas e Fundação ArcelorMittal. “É uma oportunidade fascinante de conhecer a riqueza e a beleza da nossa cultura popular”, destacou para o iBOM o colunista Vander André Araújo, um dos responsáveis pela divulgação do evento. (Portal iBOM / Crédito das fotos (da esquerda para a direita e de cima para baixo): foto 1 por Ju Costa; fotos 2, 3 e 4 de arquivo pessoal; foto 5 por Marcus Vinícius e foto 6 por José Guilherme).