Desde 1°/11 todos os veículos devem ter licenciamento 2024
Desde sexta-feira (1°/11), a fiscalização de trânsito começou a exigir o licenciamento 2024 dos veículos com finais de placa 7, 8, 9 e 0. Para os veículos com placas de finais 4, 5 e 6 o documento está sendo exigido desde 1°/10. Já para carros com placas de finais 1, 2 e 3 a exigência está em vigor desde 1°/9.
O Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo (CRLV) é emitido todos os anos, comprovando que o proprietário está em dia com as obrigações legais do veículo.
Para ter acesso ao documento, é necessário quitar o Imposto de Propriedade de Veículo Automotor (IPVA), a Taxa de Renovação do Licenciamento Anual do Veículo (TRLAV) e eventuais multas. O veículo também não pode ter restrições judiciais ou administrativas que impeçam a emissão do documento.
Se o veículo não possuir pendências, a impressão do CRLV pode ser feita CLICANDO AQUI. Vá na aba “Veículos”, clique em “Documentos de veículos” e preencha os dados pedidos. O licenciamento pode ser impresso a qualquer momento e quantas vezes forem necessárias.
Conduzir um veículo que não esteja registrado e devidamente licenciado é infração gravíssima, com multa no valor de R$ 293,47, sete pontos na CNH e remoção do veículo para um pátio credenciado até a regularização.
Confira a situação do seu carro
Pela Internet é possível conferir a situação do veículo e saber o motivo caso ele não esteja licenciado. CLIQUE AQUI e acesse o botão “Consultar Motivo Veículo Não Licenciado” na página inicial. Depois, é só preencher os dados solicitados. As informações sobre as eventuais pendências e orientações para regularização serão mostradas na tela. (Conteúdo da Agência Minas editado pelo iBOM / Foto: Seplag/MG).