Video de médica de UBS em Bom Despacho viraliza no país
Um vídeo de orientação sobre a dengue produzido pela Prefeitura de Bom Despacho/MG com a médica Ana Flávia Quirino Franco está repercutindo em redes sociais de todo o Brasil. No vídeo, com duração de 4 minutos e meio, Ana Flávia explica as fases da doença, suas consequências, sintomas e tratamentos indicados. Ela também faz alertas para as pessoas entenderem a gravidade da situação.
A Folha de S. Paulo, maior jornal brasileiro, repostou o vídeo em seu perfil no Instagram. Na postagem, o jornal diz que “para orientar melhor quem ainda tem dúvidas sobre a doença, a Prefeitura de Bom Despacho, em Minas Gerais, gravou um vídeo informativo com a médica Ana Flávia Quirino, e a gravação viralizou nas redes sociais”. Ainda segundo a Folha de S. Paulo, “pessoas de todo o país e em várias plataformas diferentes compartilharam o vídeo escrevendo coisas como ‘A melhor explicação que eu assisti sobre a dengue’, pedindo para outros replicarem a publicação fazendo a informação alcançar mais pessoas”.
Assista ao vídeo clicando AQUI
Com explicações em linguagem clara e postura veemente, a médica fala sobre as fases da dengue, os sintomas de cada fase, a ação do vírus no organismo humano, os riscos e a evolução da doença. Ela ressalta principalmente a importância de manter a pessoa hidratada para ajudar na recuperação. Faz também um alerta sobre o uso de anti-inflamatórios, que podem agravar o quadro e só podem ser usados se houver indicação médica expressa.
A médica termina o vídeo lembrando que “medidas como soroterapia, ingestão de líquidos e atenção aos sintomas (…) salvam vidas”.
Ana Flávia é médica de família e homeopata, com mestrado em Gestão de Saúde Pública pela Must University, da Flórida, nos Estados Unidos. Atualmente ela trabalha na UBS do bairro Santa Marta, em Bom Despacho. (Reportagem iBOM / Fotograma de vídeo feito pela Prefeitura de Bom Despacho).
Alguém um dia disse…
“Ser médico é contar com a tecnologia, sem jamais perder a semiologia.
É parar para ouvir, em um tempo em as pessoas não sabem escutar.
É lidar com o sofrimento e saber sublimar.
É estudar sempre e se atualizar.
Ser médico é cuidar, é acreditar.
Ser médico é saber a própria doença e o que se sucederá.
Ser médico é, apesar de tudo, ser feliz com a melhora de seus pacientes e a gratidão de seus familiares”
Dra. Ana Flávia Quirino Franco, obrigado por ter escolhido esta profissão.
Parabéns!