Estrada do Pica-pau já é monitorada por câmeras
Nesta segunda-feira (4/3) a Prefeitura de Bom Despacho/MG instalou câmeras de videomonitoramento na Estrada do Pica pau. As câmeras foram colocadas em três pontos da estrada: na confluência com a BR 262, em frente ao trevo de entrada do condomínio Pica pau (interseção com a Estrada do Calais) e próximo à siderúrgica do bairro Ana Rosa. Vídeo mostra câmera sendo colocada na estrada.
Conforme o iBOM apurou, o objetivo é monitorar todos os acessos à Estrada do Pica pau, assim como está sendo feito também nas outras vias de entrada e saída da cidade para formar um cinturão de vigilância em torno da zona urbana. No momento em que é colocada, a câmera já começa a funcionar e a transmitir imagens do seu entorno. Isso previne inclusive atos de vandalismo contra o sistema.
Central de monitoramento
Até nesta segunda-feira mais de 30 câmeras já haviam sido instaladas em diferentes pontos de Bom Despacho. Ao todo a cidade terá 134 câmeras colocadas em frente às Unidades Básicas de Saúde, Escolas públicas, Escolas particulares e outros pontos estratégicos definidos pelas polícias Militar e Civil.
A Central de Monitoramento fica dentro do 7° Batalhão e tem acesso às imagens de todas as câmeras. Ele é interligado ao sistema de informações da Polícia Militar, que supervisiona as operações. Quando os monitores detectam qualquer problema as viaturas são imediatamente acionadas.
Sistema funciona 24 horas
O videomonitoramento funciona 24 horas por dia e atua na prevenção de crimes, roubos, furtos e até descarte irregular de lixo. Uma fonte da empresa contratada para montar o serviço disse ao IBOM que o sistema é capaz de ler placas de veículos, medir sua velocidade e também de fazer o reconhecimento facial de pessoas procuradas pela Polícia. O sistema possui nobreaks para garantir o funcionamento das câmeras mesmo se faltar energia nos postes. (Reportagem iBOM / Fotos e vídeo: iBOM).