Dengue assusta moradores e deixa autoridades em alerta
A Secretaria Municipal de Saúde emitiu alerta para o aumento dos casos de dengue em Bom Despacho/MG e convocou a população para ajudar a conter o avanço da doença. De acordo com o Secretaria, a cidade vive momento de alta nos casos de dengue, chikungunya e zika. Apenas nos primeiros 15 dias de janeiro foram notificadas mais de 250 casos de dengue em Bom Despacho.
A morte de uma jovem de 19 anos na Santa Casa de Bom Despacho, dia 22/1, supostamente por dengue hemorrágica, gerou muita repercussão na cidade. Autoridades de saúde estão investigando o caso.
“A Prefeitura convoca a população a contribuir no controle da doença, visto que 95% dos focos do mosquito estão dentro das residências”, diz o alerta.
De acordo com a Secretaria de Saúde, agentes de endemia do município têm feito a retirada de criadouros do mosquito, aplicação de larvicida e bloqueios com inseticidas (Fumacê) nos bairros onde há maior número de notificações de dengue. Além disso, a Prefeitura faz campanhas educativas para conscientizar a população das medidas para evitar a proliferação do Aedes aegypti, que transmite a doença.
Lotes sujos
Em redes sociais, moradores criticam e denunciam lotes sujos e cheios de mato, cobrando medidas do município contra seus proprietários. Denúncia de lotes sujos deve ser feita pelo telefone 3520.1406.
Levantamento
De 22 a 25 de janeiro a Secretaria de Saúde realizou mais um Levantamento Rápido de Infestação pelo Aedes Aegypti (LIRAa) em Bom Despacho. Esse levantamento, feito seguindo critérios definidos pelo Ministério da Saúde, mostra a porcentagem de imóveis com a presença do mosquito transmissor da doença na cidade. Os resultados do trabalho ainda não foram divulgados.
Resultados anteriores do LIRAa confirmam que, historicamente, 95% dos focos do Aedes aegypti estão dentro das residências. O mosquito se reproduz em locais e objetos comuns deixados nos quintais e que acabam acumulando água de chuva. Entre eles estão baldes, bebedouros de animais, brinquedos, caixas d’água, vasos de plantas, garrafas, latas, piscinas, pneus, ralinhos, sacolas, sucatas, tanquinhos e vasos sanitários. A mínima quantidade de água é suficiente para o mosquito colocar seus ovos e se reproduzir.
Onde ir em caso de sintomas de dengue
- UBS (UNIDADE BÁSICA DE SAÚDE)
De segunda a sexta-feira, de 7h às 11h e de 13h às 17h - PRONTO ATENDIMENTO
Durante a semana depois das 17h e aos sábados, domingos e feriados
Principais sintomas de dengue
- Febre acima de 38°C
- Dor no corpo e nas articulações
- Mal-estar
- Falta de apetite e fraqueza
- Dor de cabeça
- Manchas vermelhas no corpo.
Medidas para evitar o mosquito
- Manter quintal e áreas abertas limpos e sem objetos que acumulem água.
- Eliminar água parada de calhas, ralinhos, vasos de plantas, bebedouros de animais.
- Fechar caixas d’água.
(Portal iBOM com informações divulgadas pela Prefeitura de Bom Despacho / Foto: Ascom PMBD)
Pingback: Prefeitura faz mutirão contra dengue neste sábado (17) - iBom