Animais merecem respeito

FERNANDO CABRAL – Esta semana assistimos a uma cena chocante, mostrada aqui neste portal iBom. Um motorista passou por cima de um cachorro sem esboçar a menor tentativa de evitar o pior. Com a mesma velocidade que vinha, seguiu em frente e esmagou o cachorro com seu veículo. Deixando o animal morto no chão, foi embora como se nada tivesse acontecido.

A cena foi captada por uma câmara de vigilância.  Assista ao vídeo CLICANDO AQUI

Sabemos que acidentes acontecem. Neste caso, porém, não parece ter sido um acidente inevitável. Ao contrário, a impressão que se tem é que o motorista, deliberadamente, atropelou o cachorro.

De onde vem esta impressão?

Na cena captada por um câmara de vigilância, pode-se perceber que o motorista não estava em alta velocidade. Poderia ter freado sem dificuldade. Contudo, não o fez. Ao contrário, seguiu em frente e passou por cima do cachorro.

Observando as luzes de sinalização do freio, vemos que ele nem sequer tentou parar o veículo. As luzes de frenagem só foram acionadas um tanto depois do atropelamento. Num primeiro momento se poderia até pensar que ele fosse voltar para tentar ajudar o cão. Era o que faria qualquer pessoa com sentimentos. No entanto, não foi o que aconteceu. O motorista seguiu em frente como se nada tivesse acontecido. Na frenagem foi apenas para conferir a esquina.

Que tempo é este em que estamos vivendo? Que tipo de pessoa é esta que atropela um animal de forma deliberada e não ensaia nem mesmo uma tentativa de ajudar?

O art. 32 da Lei nº 9.605/98, §1º estabelece pena de 2 a 5 anos para quem maltrata cães. Há previsão de aumento de pena de 1/6 a 1/3 quando o animal morre. O crime é de ação penal pública incondicionada. Daí se infere que este é um caso que, em tese, impõe a ação do Ministério Público.

Uma coisa é sacrificarmos animais por motivo de saúde ou para atendermos necessidades humanas primordiais. Coisa muito diferente é matarmos animais pelo prazer sádico de matar. Ainda mais animais domésticos dóceis. Animais merecem respeito.

(Portal iBOM / Fernando Cabral é licenciado em Ciências Biológicas, advogado, auditor federal e ex-prefeito de Bom Despacho / Imagem ilustrativa).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *