Panela de óleo em chamas quase causa tragédia
Morador tentou apagar fogo em panela de óleo quente usando água e provocou uma explosão que destruiu até o reboco do teto da cozinha
Um homem levou um grande susto ontem, terça-feira (11/7), quando uma panela com óleo quente pegou fogo na cozinha de um apartamento na rua Ibirité, bairro Novo São Vicente, em Bom Despacho/MG.
Assustado com a situação, o morador jogou água em cima da panela para extinguir o fogo. Mas jogar água sobre óleo em chamas só piora a situação, orientam os Bombeiros. É que nesse caso acontece a chamada explosão por ebulição, conhecida como boilover. Conforme apurou o portal iBom, o calor elevado do óleo em chamas faz a água vaporizar imediatamente, causa uma explosão e forma uma nuvem de óleo em chamas à sua volta. Essa explosão pode atingir quem está perto, causar queimaduras gravíssimas e atear fogo na casa.
Na ocorrência de ontem da rua Ibirité o morador por sorte não se machucou. O princípio de incêndio foi controlado por uma vizinha. Ela viu a situação, foi até o local, cobriu a panela com um tapete e abafou o fogo.
Teto estragado
Quando o Corpo de Bombeiros chegou no imóvel já não havia mais incêndio. Mas as chamas da explosão provocada pela água destruiram parte do reboco do teto da cozinha. Os militares vistoriaram o local e descartaram a existência de danos estruturais no imóvel. (Reportagem portal iBOM / Foto e vídeo: Corpo de Bombeiros).