Tragédia: menina de 1 ano morre afogada em piscina

 

Ocorrência foi nesta terça-feira (7) numa chácara em Nova Serrana. Resgate dos Bombeiros e SAMU ficaram uma hora tentando reanimar a criança, mas ela não respondeu aos estímulos.

Uma menininha de 1 ano e 4 meses morreu afogada na piscina de uma chácara na comunidade de Areias Brancas, em Nova Serrana. A ocorrência foi na manhã desta terça-feira (7). O chacreamento fica próximo à rodovia MG 801, entre Nova Serrana e Leandro Ferreira.

O Corpo de Bombeiros de Nova Serrana foi acionado às 8h com pedido de socorro. Segundo informou a corporação, o pai retirou a criança da piscina já inconsciente e sem resposta aos estímulos. Quando a guarnição chegou no local encontrou a menina sobre uma cama, com quadro de parada cardiorrespiratória.

Imediatamente a guarnição iniciou as manobras de reanimação da menina enquanto aguardava a chegada de uma unidade avançada do SAMU, que também foi acionada. Durante aproximadamente uma hora as equipes dos Bombeiros e do SAMU realizaram os protocolos de atendimento pré hospitalar tentando ressuscitar a menina, mas ela não respondeu aos estímulos e teve a morte atestada pelo médico do SAMU. A Perícia da Polícia Civil esteve no local para registrar e apurar o ocorrido. (Portal iBOM / Foto: Corpo de Bombeiros Nova Serrana).

Crianças se afogam rápida e silenciosamente, diz médica

A Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) afirma que afogamento está entre as principais causas de mortes acidentais de crianças no Brasil. Nesses casos se incluem os acidentes como este acontecido em Nova Serrana.

Reportagem publicada no site da SBP traz alerta da médica Tânia Maria Russo Zamataro, do Departamento Científico de Segurança da Criança e do Adolescente daquela Sociedade. Segundo a médica, “crianças se afogam rápida e silenciosamente. Elas podem perder a consciência em dois minutos, os danos cerebrais ocorrem após cinco minutos e uma criança pode se afogar em cinco ou oito centímetros de água num período de apenas 30 segundos”.

Prevenção

O Departamento de Segurança da SBP listou as principais coisas que pais e responsáveis devem ficar atentos quando se tem criança pequena em casa:

– Não deixe o bebê ou criança sozinha na banheira, piscina ou qualquer reservatório de água nem por um instante.

– Não deixe baldes, bacias ou outros recipientes com água ao alcance de crianças menores de 5 anos. Piscinas portáteis devem ser esvaziadas e desmontadas após o uso.

– Não deixe brinquedos próximos de reservatórios ou recipientes de água.

– Mantenha tampas de vasos sanitários sempre abaixadas, de preferência com travas específicas.

No texto da SBP, a médica Tânia Zamataro lembra que, mesmo o afogamento não levando à morte da criança, “grande parte dos sobreviventes apresenta sequelas neurológicas graves e irreversíveis”. Portanto, a melhor estratégia é prevenir para evitar acidentes.

One thought on “Tragédia: menina de 1 ano morre afogada em piscina

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *