IBGE divulga população de BD e cidades da região

 

Bom Despacho tem 53.750 habitantes, diz instituto. Resultados são prévios; Censo 2022 ainda não terminou. Veja resultados de outras cidades da região.

O IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) divulgou esta semana os resultados prévios da contagem populacional feita nos municípios brasileiros pelo Censo 2022. De acordo com o instituto, Bom Despacho tem hoje população estimada de 53.750 habitantes. O recenseamento na cidade ainda não terminou.

Os números prévios divulgados pelo IBGE são baseados nos questionários do Censo respondidos até dia 25 de dezembro, bem como em estimativas feitas pelo órgão com base nos resultados parciais das cidades onde o trabalho ainda não terminou. Até dia 25 de dezembro 83,9% da população brasileira havia sido recenseada.

Veja no quadro os resultados prévios da população de outros municípios da região.

População de cidades da região conforme dados prévios do Censo 2022 divulgados pelo IBGE (Quadro: Portal iBOM)

O Censo 2022 está em campo realizando coletas desde 1º de agosto e continuará durante o mês de janeiro de 2023. De acordo com o IBGE, o não preenchimento de todas as vagas abertas para recenseadores atrasou o andamento dos trabalhos. Dos 180 mil recenseadores previstos para o país, foram contratados 120 mil.

Situações como residência fechada, desocupada ou de uso ocasional e a recusa de moradores em prestar informações ao recenseador também contribuíram para o atraso no andamento do Censo.

Recursos para o município

O número de habitantes apurado pelo IBGE serve de base para calcular o volume de recursos que cada uma das 5.570 cidades do país recebe do FPM (Fundo de Participação dos Municípios).

Mas o Censo – que é feito de 10 em 10 anos – não apura só número de moradores das cidades. Ele apura uma série de informações como frequência à escola e à universidade, saneamento, natalidade, migrações, sustento da família, renda, trabalho, saúde, raça, deficiências físicas, mortalidade, tipo de moradia, coleta de lixo e fornecimento de energia elétrica, entre outros dados estatísticos. Essas informações são usadas para orientar investimentos e políticas públicas.

De acordo com a lei federal 5.534, de 14.11.1968, todas as pessoas naturais e jurídicas são obrigadas a prestar as informações solicitadas pelo IBGE, sob pena de multa em caso de recusa.

Disque-Censo 137

Moradores de residências onde ninguém foi entrevistado devem ligar para o Disque-Censo 137. A ligação é gratuita e pode ser feita de telefone fixo ou celular, todos os dias da semana, de 8h às 21h30. Segundo o IBGE, o Disque-Censo 137 está sendo disponibilizado nos municípios de acordo com o andamento da coleta em cada lugar.

Conforme apurou o Portal iBOM no site do IBGE, na região de Bom Despacho o Disque Censo 137 atualmente está disponível para atender ligações de Abaeté, Araújos, Cedro do Abaeté, Dores do Indaiá, Estrela do Indaiá, Japaraíba, Morada Nova de Minas e Quartel Geral. (Portal iBOM / Foto: Claudio Vieira / PMSJC / IBGE)

2 thoughts on “IBGE divulga população de BD e cidades da região

  • 1 de janeiro de 2023 em 13:29
    Permalink

    Boa tarde,

    Sei que ainda não acabou o senso em nossa cidade, os dados divulgados são iniciais, mas mesmo assim, antes de terminar o senso por aqui, sempre vou questionar o IBGE, que como a maioria dos órgãos governamentais, não são confiáveis, na minha visão. Meu questionamento vem junto a um convite, que caso este jornal tenha interesse, faço.
    Busque junte a CEMIG e a COPASA informações de quantos padrões e hidrômetros estão instalados em nosso município, some-os e dívida por dois, achando assim a média, vá ao site do IBGE que neste caso é responsável pelo senso e veja de quantas pessoas é constituído nossas famílias, multiplique este número pela média das concessionárias e ache o número aproximado de habitantes. Acho mais confiável do que o senso. Eu já tenho este número. Caso o JN se interesse busque tais informações e aguarde o final do senso e compare. Inclusive seria interessante a Prefeitura ficar de olho, o número de habitantes determina valores de repasses federais. Aproveito a oportunidade para desejar um Feliz 2023 a todos.

    Abs

    Resposta
    • 2 de janeiro de 2023 em 08:59
      Permalink

      Bom dia, Pierre. Agradecemos sua manifestação.

      Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *