A grande conquista do Paulo Miúdo
O treinador de cavalos bom-despachense Paulo Henrique da Silva Mesquita, 32 anos, conhecido como Paulo Miúdo, foi o campeão do 43° Potro do Futuro, a mais importante prova equestre do Brasil, realizada pela Associação Brasileira de Criadores de Cavalo Quarto de Milha. O título foi conquistado dia 17 de outubro, em Araçatuba/SP.
“Para mim, essa vitória é a realização do sonho de todos os treinadores de cavalos. É o prêmio mais importante da nossa modalidade e representa um salto muito grande na minha carreira”, disse Paulo ao Portal iBOM.
Paulo Miúdo é filho de Edson Fernando Mesquita e Ângela Aparecida da Silva Mesquita. Nasceu e foi criado no bairro São José, em frente ao Parque de Exposições de Bom Despacho, onde sua família mora até hoje. Estudou na Escola Coronel Robertinho.
A paixão por cavalos começou ainda criança. “Meu pai trabalhava cuidando de fazendas de outras pessoas. Meu tio, conhecido como Tõe das Éguas, tinha carroça e fazia fretes na cidade. Eu gostava de ajudá-lo no trabalho. Meus pais nunca tiveram fazenda, mas eu frequentava fazendas de amigos. Sempre gostei muito de cavalos”, conta.
Em 2018, aos 27 anos de idade, Paulo saiu de Bom Despacho e mudou para Itaúna, a 103 km de distância. Lá montou um centro de treinamento de equinos, onde cuida de animais dele próprio e de clientes. “Treino o cavalo para ser montado, obedecer aos comandos e depois eu o direciono para as modalidades que o dono quiser”, explica. Hoje, o centro de treinamento atende a 50 cavalos e tem fila de espera.
Vídeo mostra o controle perfeito de Paulo Miúdo sobre o animal. VEJA CLICANDO AQUI.
Saudades da terra natal
Paulo Miúdo diz ter saudades de Bom Despacho. “Gosto muito da cidade. Tenho família e muitos amigos aí. Pelo menos uma vez por mês faço questão de ir a Bom Despacho”.
O Portal iBOM terminou a entrevista perguntando dos seus planos para o futuro. “Hoje eu vivo do cavalo. É a minha paixão. Por isso quero investir no meu trabalho, treinar cavalos e deixa-los realmente bons. E conquistar mais campeonatos como o Potro do Futuro”. (Portal iBOM / Fotos: Arquivo pessoal PH)