Prefeito entrega minuta do Plano de Cargos e Salários dos servidores
O prefeito Bertolino da Costa entregou à Comissão Revisora de Servidores e ao sindicato da categoria a minuta do Plano de Cargos, Carreiras e Salários do funcionalismo municipal (PCCS). A entrega foi realizada durante cerimônia realizada no Gabinete na tarde desta terça-feira, 15/3.
O PCCS é composto por 3 volumes: Carreira Administrativa e de Apoio Operacional (34 páginas), Carreira de Profissionais da Saúde (27 páginas) e Carreira do Magistério e de Apoio à Educação (56 páginas). Nesta etapa, de acordo com o cronograma, foram entregues os 2 primeiros volumes. O terceiro, da Educação, virá na etapa seguinte.
“Agora, a comissão revisora, formada por 5 servidores, terá prazo até 31 de março para apresentar suas contribuições e sugestões sobre o plano”, disse ao iBOM/Jornal de Negócios o secretário de Administração Wallace Campos.
Contribuições
A Secretaria de Administração expediu orientação para a comissão revisora fazer contribuições ao projeto. O documento destaca que “toda contribuição é bem vinda” e deve “ser acompanhada de proposta objetiva” trazendo “nova redação ou condição” para o tema a ser revisto. “Desta forma podemos avaliar, de forma concreta, se o que está sendo requerido é viável e, caso positivo, iremos incluir ou alterar conforme requerido; do contrário, explicaremos a motivação de nossa recusa no atendimento do pleito”.
Finalizada essa etapa, a minuta será encaminhada à Câmara Municipal ainda na primeira quinzena de abril, para discussão e aprovação dos vereadores.
PCCS começou a ser elaborado em 2020
O Plano de Cargos, Carreiras e Salários dos servidores municipais de Bom Despacho começou a ser elaborado no final de 2020 pela empresa de consultoria Perfix, contratada pela Prefeitura para executar o trabalho. Na época (outubro/2020), o consultor Ivan Jacomassi Júnior, sócio da empresa, em entrevista ao Jornal de Negócios destacou que “com estrutura de carreira desenhada, montada, o servidor tem mais segurança, tem um horizonte mais definido, tem perspectiva melhor para construir sua carreira. Isso permite que ele faça uma escolha de vida: dedicar-se ao serviço público ou redirecionar sua vida profissional. Ganham os servidores e suas famílias, ganha o cidadão que terá a Prefeitura mais organizada e serviços públicos melhores”.
O prefeito Bertolino da Costa afirmou para o iBOM/Jornal de Negócios que a criação e aprovação do Plano de Cargos e Salários trará soluções definitivas sobre carreiras e salários dos servidores municipais, acabando com o emaranhado de normas existentes e situações conflitantes como, por exemplo, ter uma mesma função com 3 cargos e salários diferentes. “São problemas antigos, até então nunca resolvidos, que traziam dificuldades enormes para fazer promoções, recompor salários e conceder aumentos reais aos servidores”.
Veja a entrevista do consultor Ivan Jacomassi AQUI
Na foto acima, da esquerda para a direita, estão Marcele, Wellington e Lucilândia, do sindicato dos servidores; Joyce (comissão revisora); o prefeito Bertolino; Liliane (comissão revisora); o secretário de Administração Wallace; e Maíra, Anísio e Grazielle (comissão revisora). Foto: Ascom PMBD