Grávida dá à luz na rodovia, dentro de ambulância do SAMU
Entre muitas tragédias e notícias ruins, há também notícias inspiradoras que reforçam a crença no ser humano e na vida. Um deles ocorreu quinta-feira (29/4), em que uma grávida de Córrego Danta, com mais de 39 semanas de gestação, deu à luz dentro de uma ambulância do SAMU enquanto era transferida de Luz para o hospital São Carlos de Lagoa da Prata.
A história teve início quando a gestante, de 25 anos de idade, procurou o Pronto Atendimento de Córrego Danta, cidade onde mora, relatando dores do parto. O médico Marco Heleno, que naquela noite estava de plantão no local, trabalha também no SAMU. Vendo que a gestante apresentava contrações e estava para entrar em trabalho de parto, ele a colocou numa ambulância sanitária daquele município e a acompanhou até o hospital de Luz, que fica a 35 km de distância. Lá chegando, às 00h52m solicitou a transferência da parturiente para o hospital São Carlos, em Lagoa da Prata, que possui mais recursos.
Diante da situação, o médico Marco Heleno entrou na ambulância do SAMU e acompanhou a paciente no trajeto entre Luz e Lagoa. No meio do caminho as contrações da gestante aumentaram. O condutor então parou a ambulância para a realização do parto. Além do médico estavam presentes a técnica de enfermagem Fernanda Katiley Gonçalves de Lima e o socorrista Aristóteles Neilor Batista Borges.
O bebê, um menino, nasceu à 01h32 da madrugada e estava bem. “O parto foi tranquilo, e realizado sem nenhuma intercorrência. Esse foi um momento muito especial, emocionante e gratificante, pois é diferente da nossa realidade, do nosso dia-a-dia”, relata a técnica de enfermagem.
Feito o parto, a equipe seguiu para o hospital com a mãe e a criança. (Texto: IBOM c/ informações do SAMU)