Bombeiros capturam porco-espinho em residência
O Corpo de Bombeiros de Bom Despacho foi chamado na noite de sexta-feira (15) para capturar um porco-espinho que apareceu numa residência do bairro São José.
Ele foi capturado pelos bombeiros, colocado numa caixa e solto em mata fora da área urbana. É um animal jovem, ainda em fase de crescimento e que está aprendendo a caçar.
Apesar de não ser agressivo, ele pode causar ferimentos graves no ser humano e até matar outros animais com seus espinhos – como cães, por exemplo, que tentam morde-los.
O Corpo de Bombeiros ressaltou que porcos-espinhos não atiram espinhos nas suas vítimas. Eles apenas arrepiam e agitam seus espinhos, que se soltam facilmente e podem ferir quem toca-lo. “Não oferece nenhum risco, desde que não se encoste nele”, orienta a corporação.
Segundo o IBOM apurou, a captura do porco-espinho é feita segurando o animal pelo rabo e utilizando luvas de segurança. Mesmo assim, exige técnica e preparo. O bombeiro que fez a captura chegou a ser atingido por um espinho que ficou espetado na sua luva de segurança.
Se encontrar animais como esse em casa, a pessoa deve isolar o local, ligar para o telefone 193 e aguardar a chegada dos Bombeiros.