Morre aos 97 anos Dona Jandira Gontijo de Araújo
Faleceu na noite de terça-feira (6/10), com 97 anos de idade, Jandira Gontijo de Araújo, avó do prefeito Bertolino da Costa. Dona Jandira, como era conhecida, morreu de falência múltipla dos órgãos. Ela estava internada no CTI do hospital Santa Lúcia, em Divinópolis, onde veio a falecer.
Jandira Gontijo de Araújo era casada com José Cardoso de Araújo (Zezé Alexandre). “Ao se casarem, promoveram a união de troncos familiares das mais nobres das raízes de Bom Despacho. Dona Jandira é do clã dos Marques Gontijo, que se estabeleceram como fazendeiros e donos de terras e sesmarias desde as remotas eras da fundação de Bom Despacho. Marques Gontijo que ajudaram a fundar Bom Despacho. A construir aqui um importante município e nossa bela cidade”, escreveu o colunista e professor Tadeu Araújo no Jornal de Negócios em 2016. Segundo Tadeu, Dona Jandira era “mulher forte e admirável cuja vida e cuja luta é exemplo para toda a sua geração”.
Além de avó, Dona Jandira era também madrinha de batismo do prefeito Bertolino da Costa. Por isso, a ligação de ambos era muito forte. Na noite anterior (5) Bertolino visitou a avó pela última vez no hospital. Voltou arrasado. Como médico, sabia que não havia mais o que fazer. “Minha avó era uma pessoa muito especial para mim e para toda a nossa família. Um exemplo de força, lucidez e bondade. Sentiremos muito sua falta. Que descanse em paz”, afirmou.