Projeto da nova Praça do Rosário valoriza religiosidade e lazer

O projeto da Praça do Rosário teve início em 2018, quando Vital Guimarães convidou-me para fazer um estudo do local. No convite, logo percebi que a tarefa seria de grande responsabilidade. Segundo o capitão do terno Vital Macota, eu saberia fazer o projeto por participar das Festas de Reinado entendendo os percursos e ritos da celebração.

Assim, a concepção do projeto de intervenção na Praça do Rosário foi pensada de forma a atender à Festa de Reinado, mas também ao uso cotidiano do espaço público enquanto local de lazer, somada às demandas sociais que impulsionam uma nova ordem para tornar a cidade mais humana, confortável e saudável.

O projeto redesenhou a Praça, ampliando-a através da unificação da porção maior com a faixa ajardinada que fica à direita da Igreja do Rosário. Esta junção se fará através da elevação da rua central, que receberá nova pavimentação para conectar as duas partes.Desta forma, a rua central poderá atender tanto aos veículos quanto aos pedestres.

VEJA MAIS FOTO E DETALHES DO PROJETO CLICANDO AQUI

O tratamento para a porção maior da Praça – local onde está situada a Igreja do Rosário – será feito através de uma malha de pisos, tratados como “tapetes” coloridos, conformando caminhos, que marcam e valorizam o local sagrado do mastro de aviso da Festa de Reinado. Os demais mastros também serão dispostos nessa malha, que tem a imponente árvore como referência de eixo para o desenho. Os pisos em concreto serão do tipo intertravado em várias cores, opção usada devido à alta resistência do material e ao orçamento restrito. Além dos elementos usados para o ritual da Festa, novos bancos conformam locais de encontro com a previsão futura de um espaço destinado às crianças.

Na porção menor da Praça – que foi integrada através da rua central – foi idealizado um platô elevado, que poderá ser usado como palco nos dias de Festa. Neste trecho, o projeto utiliza e redesenha a topografia criando taludes ajardinados que contribuirão para a sustentação do palco. Foram implantados três blocos de apoio: banheiro feminino, banheiro masculino e uma lanchonete/cozinha amparada por um espaço destinado ao público, com mesinhas e um grande banco. Para o acabamento dos blocos, painéis em azulejos nos tons de rosa e azul, que remetem a Nossa Senhora do Rosário e conformam desenhos de estandartes e bandeirinhas.

O grande desafio estava em transformar a Praça em novo local de lazer para a cidade, além de valorizar o caráter religioso, paisagístico e cultural daquele espaço público.Para isso, foram realizadas várias reuniões com o então prefeito Fernando Cabral, vereadores, representantes da Paróquia, dos Reinadeiros e vários moradores da Praça do Rosário que contribuíram para o entendimento das necessidades dos moradores da região. Em especial, cito a participação do ilustre capitão Zé Chiquinho, um dos cuidadores dos jardins da Praça.

Os recursos para a execução da Praça vieram de emendas parlamentares no orçamento da União. O Fundo Municipal de Patrimônio Cultural também contribuiu com recursos para a implementação da Praça. Importante frisar que o projeto foi aprovado pelo Conselho Municipal de Patrimônio Cultural por se tratar de um local sagrado, que atende à Festa de Reinado – patrimônio cultural do município.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *